link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Elaborada em setembro 2007
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Toxoplasmose

O que é:

Doença causada por um parasita conhecido como Toxoplasma gondii. Acredita-se que metade da população mundial esteja infectada pelo parasita, no entanto, a maioria das pessoas não apresenta os sintomas nem desenvolve a doença.

O gato jovem é o principal transmissor da doença, infectando pessoas, outros animais e o meio ambiente. O gato é infectado ao comer carnes cruas ou ratos e pássaros contaminados com o Toxoplasma gondii. O parasita passa para as fezes do gato contaminando o meio ambiente e depois o homem.

Obs.: A maioria dos gatos não está infectada pelo parasita, por isso é importante cuidar bem da saúde de seu animal, consultando o veterinário regularmente.

Transmissão:

- ingestão de alimentos contaminados com fezes de gatos jovens (água, verduras etc.), ou carnes cruas, mal cozidas ou mal passadas, de animais que já tiveram toxoplasmose (boi, porco, galinha);
- manipulação de carnes cruas contaminadas, na cozinha ou em açougues;
- contato íntimo com gatos que estejam eliminando o Toxoplasma gondii pelas fezes ou contato com terra e objetos contaminados com as fezes desse animal;
- da mãe para o filho, se a grávida entrar em contato com o parasita pela primeira vez;
- em situações pouco freqüentes, como transfusões de sangue ou transplante de órgãos.



 

Sintomas:

- febre, dor de cabeça, falta de apetite, caroços (ínguas), principalmente no pescoço;
- problemas de visão em crianças, jovens e adultos;
- lesões no sistema nervoso em pessoas com graves problemas de defesa imunológica (aids, câncer, transplantes);
- retardo mental e defeitos visuais em crianças cujas mães adquiriram toxoplasmose, pela primeira vez, na gravidez. Nestes casos a maioria das crianças nasce aparentemente normal.

Diagnóstico:

O diagnóstico da toxoplasmose é feito por meio de exame de sangue. Um exame positivo pode significar que a pessoa já teve contato com o Toxoplasma gondii, mas não está com a doença. Isso é muito importante para as mulheres grávidas. A maioria dos casos de toxoplasmose não precisa de tratamento, pois não apresenta sintomas. As pessoas com suspeita da doença devem procurar atendimento médico para a confirmação do diagnóstico e posterior tratamento.

Tratamento:

O tratamento da toxoplasmose, quando realizado na gestante com infecção aguda, durante o pré-natal, previne ou ameniza o aparecimento da doença em seus filhos, e quando realizado na criança, após o nascimento, impede que o parasita se multiplique no organismo e combate os fenômenos inflamatórios evitando ou amenizando o surgimento de seqüelas indesejáveis. Os medicamentos conhecidos no momento não curam a doença, pois os cistos continuam no organismo, mas são eficazes no período de infecção aguda, interferindo na multiplicação do parasito.



 IMPORTANTE
  •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
  •  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
  • Fonte:
  • - Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. O que é toxoplasmose? (Folder).
     - Universidade Federal de Minas Gerais. Núcleo de Ações e Pesquisas em Apoio Diagnóstico
  •   Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br
  •  Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde