link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Elaborada em novembro de 2009
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Torção de Tornozelo

O que é?
A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - em geral, os mais acometidos.

O que fazer?
Muitas vezes, nem é necessário ser um atleta para sofrer uma lesão. No tornozelo, por exemplo, a torção pode acontecer com um simples pisar num buraco ou uma quebra no salto do sapato e colocar você no "banco de reservas" por vários dias. Veja o que fazer, então, para se recuperar logo desse problema.

Conhecendo os sintomas
A parte de fora do tornozelo - abaixo e à frente da ponta do osso - apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa.

Passo a passo
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subseqüentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

Em busca da recuperação
Um médico pode determinar se há necessidade de se imobilizar o tornozelo por tempo variável. O tratamento com cirurgia é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, a critério médico, já resolvem o problema. É fundamental, no entanto, que, você se preocupe com a recuperação do movimento, da força e do equilíbrio na região lesionada.

Recuperação dos movimentos: comece movimentando o pé para cima e para baixo por dez vezes. Repita essa série por 3 vezes após um intervalo, de manhã, de tarde e de noite, durante cinco dias, até que se consiga todo o movimento sem incômodo. Em seguida, você de iniciar os movimentos de giro do pé para dentro e para fora. Alongue os músculos da "barriga da perna", inclinando o corpo contra uma parede como se quisesse empurrá-la. Faça esse movimento por três vezes em cada perna, durante oito a dez segundos, três vezes por dia.

Recuperação da força: quando quase todo movimento estiver recuperado, inicie os exercícios de força com uma borracha tipo "tripa de mico", presa em algum lugar fixo e com um laço na outra ponta. Puxe e solte o pé lentamente, contra a resistência da borracha, para dentro, para fora, para cima e para baixo. Faça esses movimentos dez vezes, repetindo três seqüências, três vezes por dia. Esses exercícios devem ser feitos por uma até quatro semanas, dependendo da gravidade da lesão.

Recuperação do equilíbrio: ganhando força, você consegue ficar em uma perna só, como se estivesse equilibrando-se em uma "corda bamba". Conforme for ficando mais fácil, faça pequenos saltos para cima e depois para os lados. E aplique gelo após os exercícios, como já explicado.

O retorno às atividades
Para voltar às atividades físicas é preciso que seu médico autorize ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força e o equilíbrio não estiverem restabelecidos.

Pisando firme
Para proteção do local, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento quando voltar à prática de esportes, lembrando-se apenas de não apertar muito o tornozelo para não atrapalhar a circulação. No entanto, isso não substitui um bom fortalecimento muscular. Nunca volte a jogar direto, mas comece com movimentos mais simples de seu esporte. E, em caso de dúvida, não deixe de procurar o seu médico especialista em ortopedia.

 IMPORTANTE