link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Elaborada em abril de 2012
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Cólicas menstruais

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.


Tipos

Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero.

Secundária: é provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.


Diagnóstico
É necessário que o médico estabeleça a diferença entre a dismenorréia primária e a secundária para conduzir o tratamento adequado. Além do levantamento da história clínica, exames de laboratório e de imagem ajudam nesse processo.



Tratamento
Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, se beneficiam com a adoção de algumas medidas, como a prática regular de exercícios físicos aeróbicos (por exemplo: andar, nadar, correr, pedalar), aplicação de calor local (bolsa de água quente) e dieta rica em fibras. Quando a dismenorréia é secundária, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.
Nos dois casos podem-se utilizar medicamentos para alívio da dor, sempre com acompanhamento e prescrição médicos.


Recomendações
- evite levar uma vida sedentária. Exercícios físicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária;
- coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual;
- beba bastante água;
- não se automedique. Procure assistência médica para selecionar o melhor tratamento.

 IMPORTANTE