link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em Sa˙deClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Data de elaboração: Julho 2006
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Sa˙de da Coluna

A coluna vertebral é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

Principais problemas da coluna vertebral:

•  Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente;

•  Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;

•  Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;

•  Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sangüíneos ou nervos.

•  Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo.

Como proteger sua coluna:

•  a melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;

•  quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;

•  evitar dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;

•  ao levantar-se, vire-se de lado, apoie-se nos braços, levando as pernas para fora da cama;

•  ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;

•  usar um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura de cada pessoa;

•  o travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;

•  ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;

•  ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.

•  ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;

•  procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;

•  ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto;

•  não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;

•  ao caminhar, manter as costas retas, abdome contraído, olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e no máximo 4 cm de altura;

•  nas atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado;

•  ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.

 IMPORTANTE