link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Data de elaboração: Dezembro 2005
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Febre Reumática

Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana tratada inadequadamente – pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte. A doença ocorre em surtos, se não for prevenida, e a cada surto aumenta a chance de ocorrerem lesões cardíacas graves.

Continua sendo a principal causa de doença cardíaca adquirida em crianças e adultos jovens em todo o mundo, mas é também a cardiopatia de mais fácil prevenção. É uma doença que acomete principalmente crianças de 5 a 15 anos, de baixo nível sócio-econômico, que vivem em aglomerações urbanas.

Principais sintomas da Febre Reumática

- Os primeiros sintomas em geral são febre, edema (inchaço) e dores nas articulações (principalmente joelhos, cotovelos e tornozelos) cerca de duas semanas após uma infecção de garganta mal curada;
- Muitas vezes a criança não consegue andar por causa da dor;
- Quando atinge o coração, o paciente, em geral, sente cansaço constante, falta de ar e a sensação de coração disparado.

Tratamento da Febre Reumática

A partir do diagnóstico da doença, é necessário usar anti-inflamatórios e tomar uma injeção intramuscular de penicilina benzatina em intervalos de até 21 dias, de acordo com o critério do seu médico para evitar novos episódios de amigdalite bacteriana. A duração da profilaxia (tratamento com a penicilina) depende da gravidade da lesão cardíaca, e deve ser realizada no mínimo até os 25 anos. Interrompê-lo poderá ocasionar danos irreversíveis ao coração.

Embora seja uma doença de prevenção relativamente fácil — já que depende unicamente do tratamento adequado das amigdalites, que pode ser feito com a administração de uma única dose de penicilina benzatina — a febre reumática, uma vez estabelecida com lesão cardíaca grave, leva a internações repetidas, intervenções cirúrgicas cardiovasculares complexas e tratamento medicamentoso de difícil manejo, como o uso de anticoagulantes pelo resto da vida, influindo na capacidade laborativa dos pacientes e seus responsáveis, e levando a altos custos sociais direta ou indiretamente, portanto, uma simples “dor de garganta”, quando tratada de forma inadequada, pode levar a uma doença cardíaca grave, e até à morte.

É de suma importância o diagnóstico precoce dos casos de amigdalite bacteriana entre crianças em idade escolar e o encaminhamento desses casos suspeitos para realização do tratamento mais indicado.

 IMPORTANTE