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NASCIMENTO,
Keyla Cristiane do; BACKES, Dirce Stein; KOERICH, Magda Santos; ERDMANN,
Alacoque Lorenzini. Sistematização da assistência de enfermagem: vislumbrando
um cuidado interativo, complementar e multiprofissional. Revista da Escola
de Enfermagem da USP, São Paulo,v. 42, n. 4, p. 643-648, 2008. Disponível
em:http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n4/v42n4a04.pdf
O presente
estudo é fruto de um projeto ampliado, intitulado A sistematização da
assistência de enfermagem à luz do pensamento complexo. Trata-se de um
estudo qualitativo, que objetivou compreender o significado da sistematização
da assistência de enfermagem para os profissionais de saúde. Utilizou-se como
referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram
coletados por meio de entrevistas com três grupos amostrais, totalizando quinze
profissionais de saúde. A codificação e análise dos dados conduziram ao tema
central: Vislumbrando a Sistematização da Assistência de Enfermagem como
Fenômeno Interativo e Complexo. Esse tema é complementado por dois fenômenos.
Nesse artigo discutiremos o fenômeno Verificando a necessidade de um
processo interativo, complementar e multiprofissional. A SAE é parte de um
processo que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo por enfermeiros
comprometidos em melhorar cada vez mais o cuidado prestado ao paciente, pois
vislumbram a necessidade do cuidar interativo, complementar e
multiprofissional.
CAPACITAÇÃO
EM SERVIÇO
005
NEPOMUCENO,
Lilian Mara Rondello; KURCGANT, Paulina. Uso de indicador de qualidade para
fundamentar programa de capacitação de profissionais de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo,v. 42, n. 4, p.
665-672, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n4/v42n4a07.pdf
Trata-se de
um estudo descritivo-exploratório, com o objetivo de propor um programa de
capacitação para o pessoal de enfermagem, tendo por base um indicador de
qualidade da assistência de enfermagem relacionado à manutenção da integridade
da pele do RN, durante um determinado período de internação hospitalar. Foram
analisados os dados referentes a 121 RN durante o período de internação na
Unidade Neonatal de um hospital universitário, segundo as lesões de pele
adquiridas, fatores de risco associados e registro das lesões em impressos do
sistema de assistência de enfermagem. Foram identificadas 230 lesões de pele,
sendo os tipos mais freqüentes equimose, eritema perineal, monilíase e, em
menor número, infiltração, hematoma, erosão, fissura, escoriação, abcesso e
impetigo. Os resultados fundamentaram a elaboração de um programa de
capacitação apoiado nos princípios do planejamento coletivo e no
desenvolvimento de competências técnico-científicas, ético-políticas e
sócio-educativas. O desenvolvimento deste estudo evidenciou a importância da
aplicação de indicadores de qualidade como uma das ferramentas para a avaliação
do gerenciamento da assistência dos serviços prestados.