Prêmio 2009

O Concurso Público do I Prêmio de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos – ano 2009 foi regido por meio do Edital de Concurso nº 02/2009, sendo o Aviso de Licitação publicado no DOU em 14 de julho de 2008, na Seção 3, Nº 132, Pág. 83. Esta edição do Prêmio contemplou seis categorias: I) experiências de profissionais nos serviços de saúde; II) Tese de Doutorado; III) Dissertação de Mestrado; IV) monografia de Especialização e/ou Residência; V) trabalhos em nível de Graduação; e VI) trabalhos desenvolvidos em entidades/instituições. Os concorrentes inscreveram trabalhos na forma de relatos ou artigos que contemplaram experiências ou texto acadêmicos referentes aos quatro grandes eixos estabelecidos pelo CNPURM: pesquisa; educação; informação e regulação.

Os estudos premiados foram selecionados por Comissão Julgadora constituída por representantes das instituições e entidades que compõem o Comitê Nacional, conforme estabelecido na Portaria nº. 1.555, de 27 de junho de 2007. Trata-se de pessoas de reputação ilibada e com reconhecido conhecimento da matéria em exame, servidores públicos ou não, consoante o disposto no § 5º do art. 51 da Lei nº. 8.666, de 1993.
Foram selecionados, em cada categoria, um trabalho destinado a receber prêmio em dinheiro e três menções honrosas.

Na edição 2009, foram avaliados ao todo 103 projetos. A Comissão Julgadora do Prêmio elegeu 24 estudos de destaque – quatro de cada uma das seis categorias – que se debruçaram sobre o uso racional de medicamentos com aplicação no Sistema Único de Saúde – SUS.