Prêmio 2010

O Concurso Público do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos – ano 2010 foi regido por meio do Edital de Concurso nº 02/2010, publicado no DOU em 29 de junho de 2010. Esta edição do Prêmio contemplou seis categorias: I) Experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; II) Tese de Doutorado; III) Dissertação de Mestrado; IV) Monografia de Especialização e/ou Residência; V) Trabalho em nível de Graduação; e VI) Trabalho desenvolvido em entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.

Os estudos premiados foram selecionados por Comissão Julgadora instituída por meio da Portaria nº 14, de 28 de outubro de 2010 e publicada na Seção nº 2 do DOU nº 211, de 04 de novembro de 2010.

Foram selecionados, em cada categoria, um trabalho destinado a receber prêmio em dinheiro e até três menções honrosas.

Na edição 2010, foram avaliados ao todo 166 projetos. A Comissão Julgadora do Prêmio elegeu 23 estudos de destaque que se debruçaram sobre o uso racional de medicamentos com aplicação no Sistema Único de Saúde – SUS.

A Cerimônia de Entrega do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos – ano 2010 foi realizada no dia 02 de dezembro de 2010, no Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde. Além dos 23 vencedores do Prêmio, estavam também presentes na cerimônia o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Reinaldo Guimarães; o Diretor do DAF/SCTIE/MS, José Miguel do Nascimento Júnior; o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Raposo de Mello; a Gerente Geral da GPROP/ANVISA, Maria José Delgado; o Coordenador da Unidade Técnica de Medicamento, Tecnologia e Pesquisa da Organização Panamericana de Saúde Christophe Rerat; a representante do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, Thaís Queluz; além de representantes: da Federação Nacional dos Farmacêuticos; da Federação Nacional dos Médicos; do Instituto de Defesa do Consumidor; do CONASS e CONASEMS, entre outros.