Apresentação || Tema || Comissão Organizadora || Resumos: Autores / Títulos || Índice || Programa Oficial

 

Apresentação

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM – ABE n-NA

Esta 57ª Edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (57º CBEn) consolida o percurso histórico de seis décadas de eventos nacionais e internacionais realizados pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e reafirma o evento como política institucional que possibilita, neste momento, pensar seu projeto coletivo. É um espaço propício para a repactuação de sua agenda política com vistas a viabilização do presente e do futuro desta entidade associativa, na perspectiva do cumprimento da sua missão de promover o fortalecimento organizativo da categoria, em busca de um maior protagonismo na articulação de cenários que favoreçam o desenvolvimento da Enfermagem Brasileira.

Este congresso integra a programação que instala o ano comemorativo dos 80 anos da ABEn que é um patrimônio da Saúde Pública; do Controle Social junto ao processo de formulação de políticas para o Trabalho, Ciência e Tecnologia, Inovação em Saúde e Educação em Enfermagem/Saúde; e da própria Sociedade Brasileira.

O 57º CBEn apresenta uma amostra da produção nacional de ciência e tecnologia, conhecimentos e saberes que acontecem na interação com os cuidados/atenção à saúde, ensino, pesquisa, editoria de revistas científicas, gestão e organização política. Além disso, pauta a necessidade de avançarmos na competência de elaboração de síntese entre a produção atual que explica o que somos hoje e as expectativas do que queremos ser no futuro – através da sistematização de novas possibilidades de reconstrução da enfermagem brasileira – no contexto de um projeto civilizatório alicerçado em sólidos valores humanos, de justiça, solidariedade e de desenvolvimento cidadão, em torno de ideais e práticas de inclusão e emancipação social na construção de uma sociedade que promova igualdade com equidade nas suas relações civis, políticas e sociais.

Este evento com o tema “ A Enfermagem na Construção de um Mundo Solidário ” constitui-se em uma oportunidade para a ABEn mobilizar a categoria e seus atores sociais, visando uma ação sinérgica da equipe de enfermagem no contexto do trabalho coletivo da saúde pelo desenvolvimento científico, técnico, ético, artístico, cultural e político da enfermagem brasileira, em sintonia com o paradigma que pensa e tece a construção da enfermagem na sua complexidade como um bem e uma política de interesse público regulada em processos amplos de controle legislativo (Estado), autocontrole (Corporação) e controle social (Sociedade Civil) em contraponto à visão da organização da área de atuação profissional da enfermagem na perspectiva de política de interesse privado, como convencionalmente se costuma tratar em processos de controles estritamente de auto-regulação.

Para cumprir esta tarefa o 57º CBEn trabalhará com os seguintes filtros de análise: i) a influência do processo de globalização sobre o desenvolvimento das nações; ii) a existência das enormes desigualdades sociais no Brasil; iii) o papel dos indicadores sociais sobre a vulnerabilidade da população às doenças; e iv) a relevância da atuação da Enfermagem em todos os níveis de atendimento à saúde.

Com esta abordagem a Comissão Organizadora busca compreender e pensar as questões mundiais, nacionais e locais e o agir local, articulando conhecimento e capacidade de gestão entre os espaços macro, meso e micro institucional. Assim estaremos assumindo uma atitude pró-ativa, que vai além das questões puramente técnico-operacionais e técnico-administrativas por entendermos que é preciso avançar na formulação e implementação de políticas institucionais. Assim esperamos nos preparar progressivamente para enfrentar os grandes desafios com que se depara o povo brasileiro e repercutem no campo da saúde, afetando diretamente a enfermagem e sua capacidade de respostas, através desta temática que será tratada nos seguintes eixos: Solidariedade, Globalização e Saúde; Enfermagem e Práticas Emancipatórias; e a Enfermagem na Transformação do Modelo de Atenção à Saúde no Brasil.

Você está convidado a participar de toda a programação científica construída com muito carinho pela Comissão de Temas, opcionalmente de um dos 30 cursos que estão sendo ofertados sobre os mais diversos assuntos de interesse da profissão. Poderá ter acesso a uma amostra da produção científica da enfermagem através dos 1800 trabalhos científicos inscritos, e participar da sessão de premiação dos melhores trabalhos. O evento também será palco de muitas articulações, reuniões de trabalho, atos públicos, fóruns específicos de entidades nacionais de enfermagem, de editores, de escolas, de coordenadores de programas de pós-graduação/CAPES, de pesquisadores, entre outros.

Durante o Congresso estará aberta a visitação à Feira de Ciência e Tecnologia e à Feira de Arte e Cultura. E ainda, serão realizadas duas programações especiais promovidas pela Associação Brasileira de Enfermagem: o lançamento oficial do Projeto “ Biblioteca Virtual em Saúde/BVS-Enfermagem ” e do “ Ano Comemorativo dos 80 anos da ABEn ”.

Goiânia neste período do 57º CBEn não será apenas a legítima capital do Bioma Cerrado mas, também, a capital da enfermagem brasileira; além de contarmos com a infra-estrutura e modernidade do Centro de Convenções e Cultura de Goiânia, que oferece um ambiente adequado para a realização deste evento e para que possamos debater questões relevantes, compartilhar experiências, socializar informações, atualizar conhecimentos, formular e acordar posicionamentos sobre temas específicos, configurando-se como um grande encontro da enfermagem, em que se possa visualizar diferentes formas de expressão, de criatividade, e de compromisso na reconstrução da realidade. É um momento propício para reunir forças dentro da diversidade de identidades políticas e sociais presentes na enfermagem na construção da unidade de ação, compartilhando valores éticos e sempre renovando a crença na luta por um mundo solidário.



FRANCISCA VALDA DA SILVA
Presidente

Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn
Gestão 2004-2007