Goiânia, 07 de novembro de 2005.

FORMAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM: UM OLHAR PARA O IDOSO

Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel

Maria Jalma Rodrigues Santana Duarte

INTRODUÇÃO: Embora a expectativa de vida tenha se elevado, ainda não conseguimos alcançar um nível de qualidade de vida desejável, pelos contrastes que o Brasil apresenta. Estima-se que quando essa qualidade de vida for alcançada, haverá uma acentuada queda da taxa de mortalidade, promovendo aceleração do processo de envelhecimento demográfico, com significativa modificação na pirâmide populacional. Estas mudanças geraram desafios: implementar políticas sociais e de saúde para os idosos (Política Nacional do Idoso, Política Nacional da Saúde do Idoso e Estatuto do Idoso) e formação de profissionais para atender este grupo humano. Este estudo tem como objeto a análise da abordagem sobre o idoso no processo de formação profissional de nível técnico em enfermagem. O problema é como as escolas/cursos de formação de nível técnico em enfermagem estão preparando os profissionais para atuarem junto ao idoso. OBJETIVO: Compreender o enfoque sobre idoso abordado na formação profissional de nível técnico em enfermagem para atuação no SUS, identificando competências e conteúdos priorizados. METODOLOGIA: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Os cenários foram uma instituição de ensino pública e uma de ensino privado, que visam o SUS na implementação de seus cursos de nível técnico em enfermagem, no Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa serão os professores e a equipe técnico-pedagógica. Outra fonte de dados será o projeto político pedagógico das instituições. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e por pesquisa documental e analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Foram aplicados os princípios da ética no processo de pesquisa com seres humanos. RESULTADO: Os resultados vêm apontando as competências profissionais em relação ao idoso priorizadas nos currículos das Escolas/Cursos de Nível Técnico em Enfermagem para atuarem no SUS; os modelos de saúde e de profissional que fundamentam a concepção do currículo e o preparo dos professores de enfermagem destas escolas para abordarem o idoso na perspectiva de cidadania. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se apontar para as escolas com cursos de nível técnico em enfermagem as competências que estes profissionais precisam desenvolver para o cuidado com o idoso na perspectiva da promoção da saúde, incentivando a qualidade no atendimento ao idoso, considerando o campo de ação tanto em nível de atenção básica, como no atendimento domiciliar ou hospitalar.

Correspondência para: Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel, e-mail: mymypimentel@uol.com.br