Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELITO

Ana Célia Caetano de Souza

Lariza Martins Falcão

Natália Rocha Chagas

Islane Costa Ramos

Maria José Matias Muniz Filha

Albertisa Rodrigues Alves

Maria de Fátima Bastos Nóbrega

Maria Veraci Oliveira Queiroz

INTRODUÇÃO: Atualmente tem sido enfatizada a importância da educação em saúde com relação às doenças crônico-degenerativas, em especial no plano de reorganização à atenção à hipertensão e a diabetes. A educação em saúde é uma estratégia que visa diminuir as complicações decorrentes desses distúrbios, principalmente na adesão do paciente ao tratamento. No entanto para que esse objetivo seja alcançado faz-se necessária uma mudança do modelo de assistência à saúde, o comprometimento dos profissionais para o desenvolvimento de atitudes voltadas as ações transdisciplinares. Para tanto, é imprescindível o conhecimento popular como elemento construtor de um novo paradigma para a saúde. OBJETIVOS: Discutir os paradigmas da educação em saúde e refletir criticamente sobre as propostas nos programas assistenciais das doenças crônicas hipertensão arterial e diabetes melito. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo reflexivo, oriundo de discussões em sala de aula na disciplina Saúde, Enfermagem, Cultura e práticas educativas do Mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde, com base em leituras realizadas pelas autoras no sentido de respaldar o estudo em questão. RESULTADOS: As temáticas construídas abordam os conceitos de educação, saúde e de educação em saúde inseridos nos modelos de atenção à saúde vigentes. O atual paradigma tem contribuído para o aumento das doenças crônico-degenerativas, pois calcado em uma visão cartesiana e positivista tem fragmentado a compreensão do processo saúde-doença pelos profissionais de saúde, dificilmente o concebendo como fenômeno multidimensional. Esse paradigma contribui ainda para elaboração de estratégias equivocadas que levam o aumento das doenças crônico-degenerativas dificultando a melhoria da condição de saúde da população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante considerar que execução do plano de reorganização à atenção a hipertensão arterial e a diabetes melito implica primeiramente em uma nova visão de saúde no país e na construção de um modelo capaz de atender a população de forma integral e universal, oferecendo a essa um serviço de qualidade baseado na promoção e na educação em saúde.

Correspondência para: Ana Célia Caetano de Souza, e-mail: anacc@ufc.br