Goiânia, 07 de novembro de 2005.

EXAME FÍSICO REALIZADO PELO ENFERMEIRO: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

Lorena Moraes Goetem Gemelli

Sebastião Caldeira

Denise Costa Dias

Rosa Maria Rodrigues

Patrícia Rodrigues Mateus

Lili Marlene Hofstatter

Ariana Rodrigues Silva Carvalho

Projeto de extensão desenvolvido no período de 2003 à 2005, para profissionais enfermeiros e acadêmicos de enfermagem de 3ª e 4ª séries de Cascavel-PR. Participaram docentes de várias disciplinas do Colegiado de Enfermagem, apoio da ABEn Regional Cascavel, oferecendo possibilidade de formação continuada. Ressaltamos que os enfermeiros necessitam de aperfeiçoamento contínuo para atuarem no desenvolvimento das atividades nos serviços de saúde e ensino motivo pelo qual propusemos o projeto. OBJETIVO: Formar grupos de estudo teórico/prático sobre exame físico como parte da Sistematização da Assistência de Enfermagem para melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos usuários dos serviços de saúde. Estudo bibliográfico sobre o Exame físico como parte da SAE. Formamos grupos de 12 alunos/curso, para estudo teórico/prático com enfermeiros e acadêmicos de 3ª e 4ª séries de Cascavel com duração de 30 horas/aula por curso. RESULTADOS: Trouxe oportunidade de aperfeiçoamento sobre o exame físico como parte da SAE e subsidiou os profissionais para sua implantação em seus campos de atuação. Segundo Porto (1997), a anamnese e o exame físico realizado de maneira adequada são acompanhados de decisões diagnósticas e terapêuticas corretas, ajudando a conhecer os fatores pessoais, ambientais e familiares relacionados ao paciente, ajudando a definir uma estratégia para o tratamento do paciente em função do diagnóstico e do seu conhecimento e conforme Jarvis (2003), o examinador deve possuir perícia técnica e base de conhecimento para distinguir uma alteração, sendo necessário saber o que pesquisar. Aos enfermeiros e subsidia a decisão sobre que assistência prestar, pois a prescrição de enfermagem só é possível com o levantamento dos problemas e diagnósticos de enfermagem. Foram ministrados 06 cursos com 52 alunos. CONCLUSÃO Proporcionou aprendizado sobre o exame físico como parte da SAE, possibilitou vínculo entre ensino e serviço, bem como a parceria com entidades de classe, oportunizou o aperfeiçoamento, troca de experiências e crescimento profissional além de discussões acerca da temática.

Correspondência para: Lorena Moraes Goetem Gemelli, e-mail: lorenagemelli@hotmail.com