Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Camila Branco Simões Braz

Daurema Conceição Serafino Silva

Margarete Domingues Ribeiro

Suzelaine Tanji

Vanessa Batista Melgaco

Compreender a enfermagem como trabalho e buscar construir a articulação entre o trabalho produzido nos serviços de saúde e o ensino ministrado no espaço acadêmico remete a necessidade de reflexão sobre o conhecimento que vem sendo produzido nas universidades. A abordagem biocêntrica dos problemas de saúde surge com o modelo flexneriano, iniciado nos Estados Unidos com a Reforma Flexner. Diversos movimentos de reforma educacional e, articuladamente, de reforma sanitária foram afluentes do processo que, no Brasil, culminou na constituição de 1988, redefinindo as bases conceituais, legais e operacionais dos setores de saúde. O trabalho articulado entre teoria e prática é visto por Netto (2000) como práxis, enquanto atividade humana que incorpora o homem no seu todo, pensamento e ação. Apesar da existência de um projeto pedagógico em construção na Faculdade em estudo, norteado por um novo paradigma, esse movimento ainda não foi capaz de romper com o modelo flexneriano, onde o conhecimento não é resgatado nos serviços, permanecendo um ensino teórico desarticulado com a produção dos serviços. Nos propomos a investigar o processo de articulação entre o trabalho dos enfermeiros das unidades do hospital escola e o ensino teórico-prático ministrado pelos docentes na formação do graduando em enfermagem, enfocando os fatores que facilitam / dificultam esse processo de formação do enfermeiro e o processo de produção dos serviços de saúde; outro compromisso nosso diz respeito a identificar conhecimento, expectativas e opiniões dos docentes e enfermeiros das unidades quanto a práxis na enfermagem. O presente estudo pode ser caracterizado com uma pesquisa social exploratória com foco qualitativo. Como primeira etapa foi realizado o levantamento bibliográfico e documental para que pudéssemos recortar o objeto de estudo. O trabalho de campo, esta sendo, realizado Hospital Escola da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro Como sujeito da pesquisa, foram selecionados empiricamente pelo critério de acessibilidade 10 enfermeiros das unidades e 10 docentes do curso de graduação em enfermagem que atuam no hospital escola para o desenvolvimento das atividades teórico-práticas. Após a transcrição, os dados foram organizados sistematicamente visando a composição do referencial empírico, objeto de análise qualitativa ancoradas no método dialético. Os dados parciais subsidiarão a continuidade da pesquisa.

Correspondência para: Camila Branco Simões Braz, e-mail:

simoescamila@hotmail.com