Goiânia, 07 de novembro de 2005.

REPRESENTAÇÃO DA PRECAUÇÃO DE CONTATO PARA O CLIENTE HOSPITALIZADO

Flávia Aragão Simões

Sônia Silvio

Trata-se de uma pesquisa que tem como objeto o cliente hospitalizado em precaução de contato. Os objetivos são identificar a representação que o cliente hospitalizado em precaução de contato tem acerca desse cuidado e analisar a partir dessa representação como o cliente se relaciona com a equipe de saúde e familiares. Pesquisa qualitativa com abordagem do referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. O cenário do estudo são as unidades de internação de um hospital de grande porte situado no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos são os clientes hospitalizados em precaução de contato. As informações foram coletadas através de uma técnica denominada entrevista focalizada. Os dados foram analisados a luz dos temas que emergiram dos depoimentos posteriormente agrupados em tópicos de análise. As autoras acreditam que será possível elaborar estratégias e implementar ações que contribuam para otimizar a relação do cliente com a equipe e familiares, minimizando possíveis anseios e medos acarretados pela medida de precaução.

Correspondência para: Flávia Aragão Simões, e-mail: flavsimoes@ig.com.br