Goiânia, 07 de novembro de 2005.

DIÁRIO DE BORDO COMO INICIAÇÃO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Francisca Idanésia da Silva

Ana Cristina Araújo de Andrade

Edilene Rodrigues da Silva

Cleide Oliveira Gomes

Gilvania Magda Luz de Aquino

Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto

Maria Cláudia Medeiros Dantas Rubim Costa

Simone Pedrosa de Lima

INTRODUÇÃO: Trata-se de um relato de experiência referente à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, construído a partir de um Diário e Bordo utilizado como instrumento de registro das experiências vivenciadas pelos estudantes do Curso de Complementação da Qualificação Profissional de Auxiliar para Técnico de Enfermagem – CQP/PROFAE, da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. OBJETIVO: Identificar situações vivenciadas pelos estudantes no processo ensinar/aprender durante o estágio supervisionado; fornecer subsídios para elaboração do TCC. METODOLOGIA: Estudo qualitativo descritivo dos relatos de 105 alunos do CQP/PROFAE da Escola de Enfermagem de Natal/UFRN realizado em 2004. Utilizou-se como procedimento de investigação os registros do diário de bordo cujo tratamento do material empírico coletado ocorreu na abordagem metodológica de análise de conteúdo. RESULTADOS: A análise das informações obtidas evidenciou o crescimento dos estudantes nos aspectos cognitivo (saber), técnico (saber fazer) e interativo (saber ser) contribuindo de forma significativa para sua formação profissional e pessoal. Estabeleceu-se uma articulação entre o conteúdo investigado e o referencial teórico, sendo fundamentais os estudos de Freire (1987, 2003); Matui (1995) e Sacristán; Gómes (1998), entre outros. Na coleta de dados destacou-se relatos que evidenciam o desenvolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem, tais como: “…acompanhamento junto a equipe multiprofissional, dimensional e humanizada”, “…atendimento de forma integral e humanizado”, “…no estágio supervisionado pudemos interagir com os conteúdos estudados em sala de aula…”, “…a teoria contribui de maneira significativa com a prática e com o nosso êxito”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste trabalho, o diário de bordo revela-se como um instrumento que vem proporcionar um espaço para os alunos descreverem suas ações ao longo do curso e refletirem sobre sua aprendizagem. O trajeto pedagógico percorrido pelos alunos através de suas vivências, constitui uma alternativa de instrumento a ser utilizado com vista à elaboração do TCC, podendo levar estudantes e instrutores a encontrarem novos significados e interações. Para que o processo ensino-aprendizagem se efetive, entre outros aspectos, faz-se necessário que se leve em conta as experiências vivenciadas pelos alunos, de forma contextualizada com a realidade para a consolidação das mudanças esperadas na prática.

Correspondência para: Francisca Idanésia da Silva, e-mail: franciscaidanesia@ig.com.br