Goiânia, 07 de novembro de 2005.

IMPACTOS DA PROPAGANDA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Marcelo de Lima Soares

Simoni Furtado da Costa

Jussara C.R.S. Soares

A equipe de enfermagem é responsável pela administração de medicamentos nas unidades de saúde, tarefa que requer compromisso ético, habilidade técnica e conhecimento científico por parte desses profissionais. Para uma administração de qualidade, o enfermeiro deve conhecer principalmente os mecanismos de ação dos medicamentos, os cuidados para o seu preparo e administração, informações sobre a estabilidade dos produtos, seus principais efeitos colaterais e interações medicamentosas. Estudos mostram uma estreita correlação entre a falta de conhecimento sobre os medicamentos e a ocorrência de erros na sua administração. Por outro lado, conhece-se bem o impacto da propaganda de medicamentos na prática dos profissionais da saúde. As indústrias farmacêuticas gastam em média 30% do valor das vendas com a chamada “promoção farmacêutica”, publicidade e marketing de seus produtos. Que informações estão sendo veiculadas através das propagandas de medicamentos dirigidas aos profissionais de saúde? O projeto MonitorAÇÃO, parceria entre a UFF/ANVISA, busca, entre outros objetivos, contribuir para a formação crítica dos futuros profissionais de diversas áreas afins ao tema, entre os quais se incluem os acadêmicos de enfermagem. O objetivo do presente trabalho é divulgar os resultados parciais das ações de monitoração de peças publicitárias de medicamentos de venda livre e sob prescrição, no município de Niterói, analisados pelo projeto MonitorAÇÃO, assim como refletir sobre o impacto das propagandas na qualidade da administração desses produtos. Utilizou-se a metodologia padronizada pela ANVISA para a análise das peças publicitárias. Foi feita pesquisa bibliográfica para subsidiar a reflexão. Os resultados obtidos mostram que mais de 90% das propagandas analisadas pelo projeto MonitorAÇÃO apresentam pelo menos uma irregularidade. Entre estas, destaca-se o fato de que as peças publicitárias de medicamentos de venda sob prescrição de medicamentos omitem informações essenciais para o uso correto dos mesmos. Discute-se o impacto das propagandas na qualidade da administração de medicamentos. Este trabalho faz parte das atividades de “Aluno Multiplicador”, que tem como metas principais a divulgação de informações sobre as propagandas de medicamentos e a discussão dos problemas causados pela propaganda enganosa e/ou abusiva, a fim de conscientizar acadêmicos e profissionais das áreas afins ao tema.

Correspondência para: Marcelo de Lima Soares, e-mail: marcelosoares2@yahoo.com.br