Goiânia, 07 de novembro de 2005.

PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA: DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO

Maria José de Lima Marinho

Wilma Dias de Fontes

INTRODUÇÃO: A pedagogia problematizadora propõe princípios que nos direcionam a um repensar da prática pedagógica, que conduza à valorização do educando como ator principal do processo histórico de educação e produção do trabalho. A partir da reflexão realizada sobre o tema durante a Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem procurou-se, neste estudo, enfocar os obstáculos existentes para asua adoção como estratégia pedagógica no ensino de enfermagem. OBJETIVO: Analisar, através da observação participativa, as dificuldades para implementação prática da pedagogia problematizadora, segundo o discurso de participantes da Formação Pedagógica na Área de Saúde: Enfermagem-PROFAE. METODOLGIA: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, realizado em escola de enfermagem de nível médio, privada, na cidade de João Pessoa. A população foi composta de todos os docentes do Curso de Formação de Técnicos de Enfermagem e a amostra definida pela aceitação para participação, de acordo com a Resolução CNS 196/96. A coleta dos dados foi realizada através do uso de roteiro estruturado, que possibilitou a descrição das dificuldades e justificativas para implementação da pedagogia problematizadora, segundo os sujeitos do estudo. RESULTADOS: Dentre os aspectos mais importantes identificados estão as dificuldades dos professores para trabalhar com uma pedagogia diferente da vivenciada na sua formação; dos alunos para exercer a reflexão crítica necessária e a conseqüente aquisição de conhecimentos e habilidades para o exercício profissional; dificuldades provenientes de falhas na qualidade do ensino fundamental; baixo nível de concentração dos alunos durante as aulas; alunos com diferentes faixas etárias na mesma sala de aula e ausência de participação nas políticas sociais e de classe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para nós, as experiências problematizadoras no ensino da Enfermagem, vieram promover mudanças importantes nas propostas e nas relações pedagógicas, como: valorização do conhecimento trazido pelo sujeito; a consideração da realidade como ponto de partida para construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Somos chamados, hoje, a debatermos as questões sociais, educacionais, culturais e de saúde. Nós, como representantes da sociedade, temos a necessidade de perceber o nosso poder e pensar até que ponto nós somos construtores da educação.

Correspondência para: Maria José de Lima Marinho, e-mail: mariinha@ibest.com.br