Goiânia, 07 de novembro de 2005.

RITUAIS INSTITUÍDOS NA GESTÃO DE RACHEL H. LOBO COMO DIRETORA DA EEAN

Aline Silva da Fonte

Tânia Cristina Franco Santos

Trata-se de um estudo histórico-social que tem como objetivos descrever os rituais inventados pelas antecessoras (enfermeiras norte-americanas) de Rachel Haddock Lobo na direção da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), relacionar os rituais reinventados por Rachel em sua gestão como diretora (1931-1933) e comentar a importância desses rituais para a identidade da enfermeira brasileira. Com a criação da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Publica, atual EEAN, em 1922, as enfermeiras norte-americanas, patrocinadas pela Fundação Rockfeller, transplantaram para o Brasil um novo modelo de ensino de enfermagem, que agregava as características do tradicional modelo nightingale, outras, adaptadas ao Estados Unidos, desde os tempos da guerra civil. Um traço marcante das gestões dessas enfermeiras norte-americanas, enquanto diretoras da EEAN, foi à adaptação dos rituais já institucionalizados em seu país. As fontes primárias foram localizadas no Centro de Documentação da EEAN/UFRJ e estão constituídas: documentos escritos como atas, relatórios, textos de conferências e noticias de jornais da época. As fontes secundárias referem-se ao contexto histórico vigente e os primórdios da enfermagem brasileira. Os dados foram analisados a luz do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu no que se refere aos conceitos de campo e poder simbólico. Os achados evidenciaram que Rachel Haddock Lobo, em sua breve gestão, manteve os rituais instituídos pelas norte-americanas, promovendo alterações significativas nas cerimônias de entrega das toucas as alunas concluintes do estágio probatório e formaturas. Essas alterações foram reinventadas por Rachel e representam expressões simbólicas importantes, no sentido de dar visibilidade à gestão de uma primeira brasileira. Ademais, esses rituais tinham a função simbólica de transmitir uma imagem da enfermeira para a sociedade, de modo a construir sua identidade nacional. Apoio: FAPERJ

Correspondência para: Aline Silva da Fonte, e-mail: alinefonte@globo.com