Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A DIFICULDADE DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Suzelaine Tanji

Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva

Adriana Aparecida Simoura

Vanessa Batista Melgaço

Camila Branco Simões Braz

O método pedagógico quando aplicado adequadamente tem conseqüências discerníveis sobre o individual e coletivo. Faz-se necessário, uma análise sistemática das peculiaridades de cada método, e sua eficácia ou maléfica para a prática adotada e a capacitação da docência para a eventual implementação ou efetivação na prática pedagógica. Quando a opção falha, o sujeito da aprendizagem, transforma-se vítima indefesa do método. O estudo objetivou investigar no meio acadêmico, as dificuldades sentidas no processo de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os sujeitos foram 21 estudantes do 7º período de graduação, de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Solicitou-se o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em atendimento a Resolução 196/96 do MS. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2005. Foi utilizado como estratégia para produção de dados um questionário com perguntas abertas. Os resultados evidenciaram que 100% dos acadêmicos demonstram algum tipo de insegurança, que estão relacionadas às deficiências de conhecimento básico dos docentes e suporte técnico estrutural. Dentro da categoria de conhecimento básico, incluem-se a falta de conhecimento sobre a sistematização da assistência, interação medicamentosa, noções de fisiologia e anatomia, e pouca habilidade técnica para a administração de medicamentos, exame físico e técnicas em geral, conteúdos esses inseridos nos primeiros períodos e não são mais, retomados pelos docentes à posteriori, representou maior incidência (71%). Às relacionadas aos docentes imergiram: inserir a iniciação científica mais precoce, número elevado da relação docente/discente, falta de capacitação dos docentes, escassa disposição do docente para ensinar; indisciplina, que totalizou 43% das opiniões. Na categoria técnico estrutural, foram apontados: estrutura precária do campo prático, carga horária insuficiente para prática, somando 24%. Observa-se que a grande ansiedade direciona-se para os aspectos assistenciais. Isso ocorre em virtude da fragmentação dos conteúdos, disciplinas não articuladas com demais, estruturas curriculares rígidas, em grades, que cada qual atua somente sobre o que está sob seu domínio. Atualmente as faculdades estão trabalhando na reformulação dos Projetos Políticos Pedagógico, para possibilitar uma maior eficácia no processo ensino-aprendizagem. A concepção de integralidade do cuidar, do Sistema Único de Saúde, também veio subsidiar esta construção.

Correspondência para: Adriana Aparecida Simoura, e-mail: adriana.simoura@bol.com.br