Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A PERCEPÇÃO DO CLIENTE EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE

Ana Cláudia Garcia Cerqueira

Mariana Freire Craveiro

Patrícia Rodrigues da Rocha

Alba Lúcia Castelo Branco

Durante a realização de atividades pertinentes à disciplina Saúde Mental IV, realizamos uma entrevista com um cliente renal crônico em tratamento de hemodiálise (THD). A partir desta entrevista identificamos que este tratamento acarretou grandes mudanças em sua vida, como a perda de seu emprego, o abalo emocional que o levou a pensar em suicídio, a dependência familiar, restrição alimentar, insônia, ansiedade, entre outros. Este cliente nos relatou que o apoio familiar e da equipe de saúde foram fundamentais para sua aceitação e permanência no THD. Com isso, pretendemos descrever a experiência vivida por clientes renais crônicos acerca do tratamento de hemodiálise, deixando de lado todos os pré-conceitos para alcançar o conhecimento. Utilizaremos a abordagem fenomenológica, sendo, portanto, o estudo uma pesquisa qualitativa. Elaboramos, assim, como objeto de estudo à percepção do cliente renal crônico acerca do tratamento de hemodiálise. Temos como objetivos: compreender o significado do tratamento de hemodiálise para o cliente renal crônico; identificar as necessidades e expectativas do paciente renal crônico; descrever as experiências do cliente renal crônico submetido ao tratamento de hemodiálise. O instrumento de coleta de dados corresponde a uma entrevista não-estruturada contendo quatro perguntas. O teste piloto foi realizado com dois clientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise. A partir deste teste identificamos que mais de uma pergunta seria necessário para atingir os objetivos do estudo. A análise das entrevistas se processará a partir do método fenomenológico de investigação. As falas devem ser tomadas como amostra de continuidade. O que queremos é deixar e fazer ver por si mesmo aquilo que se mostra, tal como se mostra a partir de si mesmo, assim como é concebida a fenomenologia. Esta pesquisa pretende contribuir para uma melhor assistência pela equipe de saúde ao renal crônico em THD, a partir da compreensão das necessidades e expectativas deste cliente. Pois, entendemos que o enfermeiro, historicamente, sendo sujeito ativo no processo de cuidar, dá o melhor de si e luta para responder às necessidades de cuidado e de saúde de clientes e grupos na sociedade. O cuidado abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo, e sim, representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com outro.

Correspondência para: Ana Cláudia Garcia Cerqueira, e-mail:

acgcerqueira@hotmail.com