Goiânia, 07 de novembro de 2005.

DESCOBRINDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO PARA INTERAÇÃO COM O DOADOR DE SANGUE

Denise Krieger Koeche

Tânia Mara da Silva Bellato

O estudo trata da aplicação da Metodologia Problematizadora na educação em serviço em Hemoterapia. Foi construído através de um projeto de estágio de docência vivenciado no curso de especialização em Metodologia do Ensino para a Profissionalização em Enfermagem – UFSC, com o propósito de implementar a assistência de enfermagem ao doador de sangue que passa pela experiência de possível soropositividade no Serviço de Apoio ao Doador – SAD do Hemosc-Lages-SC. O SAD constitui-se num setor de referência para assistência aos doadores de sangue que apresentam alterações nos exames sorológicos realizados nas amostras do sangue doado. A Metodologia utilizada foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro objetivou-se conhecer as percepções e expectativas dos doadores de sangue frente a assistência prestada, realizada por meio de entrevistas a 18 doadores. Através da análise qualitativa dos dados pode-se construir categorias e discuti-las com as enfermeiras do serviço. As categorias incluíram a percepção quanto: a convocação, aos exames envolvidos, às patologias associadas aos exames, ao processo de comunicação e à confiança no serviço. No segundo momento, através da proposta educativa caracterizada pela vivência do curso “Instrumentalizando Enfermeiras para Assistência ao Doador de Sangue que passa pela Experiência de Soropositividade”, foram identificados problemas-chaves pelas enfermeiras envolvendo a insegurança para orientação aos doadores, ausência de referencial para assistência, dificuldade na abordagem e insatisfação dos doadores quanto ao método de convocação. A problematização da realidade no SAD pelos sujeitos envolvidos – doadores, enfermeiras e instituição - resultou na implementação da assistência com o estabelecimento de um referencial metodológico para os cuidados ao doador de sangue, onde o processo de educação em serviço, a partir de um olhar crítico-criativo, possibilitou uma prática baseada na ação-reflexão-ação.

Correspondência para: Denise Krieger Koeche, e-mail: denisekk@uniplac.net