Goiânia, 07 de novembro de 2005.

NÚCLEO DE PESQUISA EM HOSPITAL-ESCOLA: PARCERIA EM TCCS

Andreia Pereira Martins

Ana Paula Felix

Daniele Menon

Márcia Maria Gíglio

Tamara Wbatuba da Silva

Luciane Favero

Elaine Rossi Ribeiro

Ana Maria Dyniewicz

INTRODUÇÃO: A concepção de investigar aponta para o desenvolvimento de atitude do acadêmico de enfermagem de curiosidade, de procura de conhecimentos e tecnologias que se conjuguem na dimensão do assistir/gerenciar/ensinar/pesquisar. Relata-se sobre a experiência do desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no NUPEM – Núcleo de Pesquisa Multiprofissional, vinculado a hospital universitário e seus resultados. METODOLOGIA: Com Regimento, espaço físico próprio e fluxograma aprovado para projetos de enfermagem no hospital-universitário o NUPEM conta com um professor doutor-orientador; 2 enfermeiras assistenciais; 2 nutricionistas e um fisioterapeuta como membros fixos. Antes de iniciar os projetos há uma seqüência de pelo menos 3 encontros com os acadêmicos, os membros do NUPEM e profissionais do hospital para definição dos objetos de pesquisa e redação do formulário de pesquisa. Aprovados os projetos no Comitê de Ética há dois horários na semana para orientação, preferencialmente, no horário de trabalho das enfermeiras colaboradoras. RESULTADOS: A participação de acadêmicos de enfermagem ocorre desde a organização do NUPEM em outubro de 2003. No ano de 2004 a produção foi: 02 Fóruns Mensais; 02 Cursos de Extensão; 04 Conferências proferidas em eventos científicos e 06 resumos publicados em periódicos indexados. Atualmente há 06 projetos de pesquisa para conclusão de TCC, que se adequaram as finalidades do Núcleo, em especial pelo fato de terem como objeto de pesquisa problema indicado pelos enfermeiros das unidades de serviço. CONCLUSÃO: A participação do acadêmico no NUPEM possibilidade sua convivência com a prática em enfermagem, conjugada com a investigação científica como uma de suas ferramentas. Acreditamos na sua viabilidade, pois os projetos são de menor custo e maior impacto na qualidade da assistência; integra profissionais, docentes e discentes de áreas multiprofissionais; promove construção de conhecimentos, tornando-os consumidores de pesquisas; torna a pesquisa mais motivante, busca soluções de problemas em objetos que emergem da realidade, resultando em soluções coerentes e de maior visibilidade profissional.


Correspondência para: Andreia Pereira Martins, e-mail: andreiamartins81@hotmail.com