Goiânia, 07 de novembro de 2005.

SAÚDE DA FAMÍLIA E PROJETOS POLÍLTICOS PEDAGÓGICOS: INTENÇÃO E GESTO

Rosalba Pessoa de Souza Timóteo

Akemi Iwata Monteiro

Severina Alice da Costa Uchoa

O propósito deste estudo é analisar a inserção do tema saúde da família no cotidiano pedagógico dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) destes cursos. A pesar de Estratégia Saúde da Família (ESF) vir-se conformando no contexto de saúde local e nacional,na realidade cotidiana dos serviços de saúde, percebe-se contradição entre o discurso do programa e a sua prática, o que vem sendo objeto de questionamento na formação dos profissionais. O presente trabalho apresenta os resultados da primeira fase da pesquisa, correspondendo a uma análise documental dos PPPs dos referidos cursos de graduação, objetivando a análise da inserção da temática da Saúde da família nos mesmos. Inicialmente foi feita a leitura integral dos documentos, os quais foram analisados através de um roteiro previamente elaborado em relação à missão do curso, os objetivos, o perfil profissional esperado, as ementas das áreas temáticas ou disciplinas e a carga horária destinada à luz do contexto histórico descrito no documento. Os currículos analisados foram aqueles reformulados, mediante a necessidade de adequá-los no novo modelo de saúde proposto pela Constituição de 1989. Resultado: O PPP do Curso de Enfermagem contempla o tema família nas suas concepções filosóficas que fundamentam o currículo, explicitado nas quatro disciplinas que são - Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem na Atenção ao Processo de Reprodução Humana, além do Estágio Supervisionado I, os quais embora trabalhem o tema de forma ampliada, não avançam na articulação interdisciplinar. O PPP dos cursos de Medicina e Odontologia pouco se fundamentam em concepções filosóficas que explicitem ao leitor a sua intencionalidade e a direcionalidade quanto ao tema, sendo o primeiro pautado em pedagogias ativas e criativas nas quais têm-se a disciplina “Família Brasileira”, Saúde e Cidadania e Medicina Preventiva e o segundo se baseia na concepção de mercado quais seja a disciplina “Odontologia Preventiva Social” embora existam outras que apontem para a perspectiva da atenção coletiva e familiar, mas também não conseguem estabelecer uma transversalidade ao tema. Nos PPPs dos cursos estudados, com exceção do Enfermagem, não se explicitam concepções filosóficas do PPP e a decisão político-ideológica da finalidade da formação.

Correspondência para: Akemi Iwata Monteiro, e-mail: akemiiwata@hotmail.com