Goiânia, 07 de novembro de 2005.

FAMÍLIAS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISITANDO O REFERENCIAL TEÓRICO

Ana Izabel Jatobá de Souza

Ana Maria Farias da Silva

Edilza Maria Ribeiro

Elisabeta Roseli Eckert

INTRODUÇÃO: a educação é considerada como fundamental para a transformação pessoal e social do ser humano sendo imprescindível para o processo de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Esse pensar desafiou docentes e enfermeiras pediátricas para a construção de um referencial teórico-metodológico que resultasse num processo educativo, voltado para familiares acompanhantes de crianças hospitalizadas, tendo como preocupação central buscar subsídios para uma prática educativa renovada, de caráter participativo. A construção deste referencial serviu de subsídio para a implementação de um projeto de extensão voltado para o fortalecimento das famílias de crianças hospitalizadas da unidade de internação pediátrica do Hospital Universitário de Santa Catarina/Brasil, tendo iniciado início suas atividades no ano de 2002. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o referencial teórico metodológico construído junto aos docentes do departamento de enfermagem e as enfermeiras assistenciais da unidade de internação pediátrica. METODOLOGIA: foram analisados os conceitos construídos junto aos docentes e as enfermeiras assistenciais e a forma como os mesmos têm sido operacionalizados ao longo dos anos de funcionamento das atividades do projeto de extensão. A equipe que analisou os conceitos constituiu-se pelas docentes da área de saúde da criança e do adolescente pertencentes ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e que anualmente se revezam na coordenação do projeto. A análise foi realizada de julho a agosto de 2005 com a finalidade de verificar como tem se dado à operacionalização, bem como para a possível atualização dos conceitos construídos. RESULTADOS: os conceitos inicialmente construídos foram os de educação, criação, transformação, participação, saúde e educação em saúde. Estes mostram coerência e atualidade com a proposta do projeto, entretanto conceitos como os de transformação e o de criação ainda precisam ser verificados nas oficinas desenvolvidas junto aos familiares acompanhantes. CONCLUSÃO: a operacionalização dos conceitos nas práticas educativas realizadas junto à clientela do estudo tem contribuído para o fortalecimento da família como unidade de cuidado, evidenciando que os conceitos anteriormente propostos estão em consonância com a concepção da Enfermagem como educadora e com a idéia de uma prática voltada para a realidade dos sujeitos envolvidos neste processo.

Correspondência para: Ana Izabel Jatobá de Souza, e-mail: jatoba@nfr.ufsc.br