Goiânia, 07 de novembro de 2005.

SERVIÇO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM: IMPLANTAÇÃO

Ana Lúcia Queiroz Bezerra

Maria Alice Coelho

Alexandrina Maria Nogueira Guerra Adorno

Divina de Oliveira Marques

Com o avanço tecnológico, as mudanças na legislação e na pesquisa, cada vez mais frequentes ocorridos nos últimos anos, sentimos a necessidade da gestão do conhecimento nas organizações, no intuito de preparar os profissionais para incorporar essas mudanças, e ao mesmo tempo desenvolver alternativas que reorientem suas ações e relações no ambiente de trabalho. Isto nos leva a buscar na educação continuada um caminho que favoreça o alcançe desta proposta, por coordenar esforços direcionados ao desenvolvimento de pessoal. Nas instituições de saúde e na enfermagem, o cenário não é diferente. Se pretendemos atingir um nível de qualidade na assistência à saúde torna-se imperioso o investimento na construção de um serviço voltado para a qualificação das pessoas. O objetivo é relatar a experiência da Diretoria de Enfermagem do Hospital das Clínicas em parceria com a Faculdade de Enfermagem/UFG na elaboração do projeto e implantação de um Centro de Educação Continuada em Enfermagem-CCCEn-HC/UFG. Trata-se de um hospital público de ensino, pesquisa e extensão com capacidade para 316 leitos e um equipe com 137 enfermaeiros, 500 técnicos e 113 auxiliares de enfermagem. Na estrutura funcional do projeto de implantação deste serviço realizou-se diversas reuniões para discussões com grupos de enfermeiros das diversas áreas da instituição, possíveis facilitadores neste processo. A estrutura do CECEn-HC/UFG foi estabelecida com as seguintes áreas: recrutamento e seleção de pessoal, desenvolvimento de pessoa incluindo treinamento do recém-admitido e aprimoramento, cordenação de estágios de enfermagem, implementação de metodologias para a sistematização da assistência nas unidades, avaliação de desempenho e movimentação de pessoal e o grupo de interresse científico e de pesquisa. Consideramos que a implementação do CECEn-HC/UFG foi possível devido a parceria da equipe de enfermagem da instituição e professores da Faculdade de Enfermagem, numa estratégia docente asssitêncial, e vem despertando a motivação dos profissionais para o seu apromoramento. Consideramos que as pessoas e os serviços de saúde que desejam prestar assistência com qualidade devem planejar estratégias de educação continuada para o desenvolvimento da competência pessoal e profissional dos trabalhadores de enfermagem visando o alcançe das expectativas e metas organizacionais.

Correspondência para: Ana Lúcia Queiroz Bezerra, e-mail:

analuciaqueiroz@uol.com.br