Goiânia, 07 de novembro de 2005.

CONSULTA DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CUIDAR

Aíla Coelho do Carmo

Célia Caldeira F. Kestenberg

INTRODUÇÃO: Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre a aprendizagem de relações de cuidado de Enfermagem, a partir do ensino de Saúde Mental junto a pessoas que convivem com hipertensão arterial. A Consulta de Enfermagem é um valioso instrumento que possibilita ao Enfermeiro construir a relação de cuidado que se traduz por comportamento de cuidar como: empatia, acolhimento, escuta, dentre outros. Permite ainda a este e ao cliente identificarem os problemas de saúde, priorizando a resolutividade, dentro de um processo participativo, estabelecendo um vínculo entre ambos, visando a promoção e proteção da saúde. OBJETIVO: Identificar as habilidades construídas pelos Internos de Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem da UERJ, durante o período de Estágio Supervisionado em Saúde Mental. METODOLOGIA: Os dados foram coletados através de depoimentos dos sujeitos após a conclusão do estágio no período de abril de 2004 a abril de 2005. RESULTADOS: Na análise dos depoimentos identificou-se que em todos os relatos, os Internos se sensibilizaram com as vivências dos clientes consultados, sentindo certa insegurança ao lidar com os sentimentos das outras pessoas. Entretanto, encontraram-se também expressões como: “[. . . ] é importante que eu identifique o 'estado da alma' nas pessoas e ajude-as a compreende-lo e lidar com isso. ”; “Ouvir o cliente é de fundamental importância e saber que este saiu do consultório melhor do que entrou dá uma sensação de trabalho bem feito. ”; “A Consulta de Enfermagem em Saúde Mental é a mais difícil pois não é limitada a um roteiro nem mesmo a demanda física do paciente, mas sim do paciente como um todo. ”; “[. . . ] ajuda-lo, para que possa alcançar um bem-estar. ”; “[. . . ] cada consulta e cada paciente tem suas características próprias e, nunca uma consulta será igual a outra. ” Os depoimentos revelaram o aprendizado de algumas habilidades para o cuidar, tais como: escuta, acolhimento, integralidade e compreensão da subjetividade e da singularidade da pessoa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Consulta de Enfermagem mostrou-se uma importante estratégia de ensino/aprendizagem sobre habilidades interpessoais, fundamentais para o cuidado. Ressaltamos, entretanto, que este conhecimento não deve ficar restrito ao âmbito da Saúde Mental, visto que o cuidado biopsicossocial deve ser assegurado em todas as ações de Enfermagem.

Correspondência para: Aíla Coelho do Carmo, e-mail: aila_coelho@yahoo.com.br