Goiânia, 07 de novembro de 2005.

RELEVÂNCIA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM PELO DOCENTE

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Ana Dalva Vieira Gomes de Sá

Frente à necessidade de ver a Enfermagem reconhecida como uma profissão científica, e ao reconhecimento de que o Processo de Enfermagem é uma metodologia que propicia isso, nos inquietou verificar que a maioria das enfermeiras atuantes na assistência não o utilizam em sua maior parte, o que acaba por desvalorizar o exercício de nossa profissão. A partir dessa inquietação tornou-se pertinente buscar a relevância da implementação do Processo de Enfermagem na sistematização da assistência sob a ótica dos docentes de Enfermagem. O objeto de estudo foi a relevância do Processo de Enfermagem na sistematização da Assistência de Enfermagem. Desta maneira, o objetivo traçado foi descrever a relevância do Processo de Enfermagem na sistematização da assistência de Enfermagem. Foi um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro, mediante autorização do Comitê de Ética e Pesquisa. Os sujeitos foram docentes das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem e a disciplina de Enfermagem no Cuidado a Saúde do Adulto e do Idoso, na qual responderam um questionário contendo 06 questões estruturadas e 03 questões semi-estruturadas. A análise das informações se deu a partir da abordagem teórica deste estudo, que foi o Materialismo Dialético, na qual foram utilizadas as categorias matéria, consciência, e prática social para analisar os depoimentos dos sujeitos. O objetivo deste estudo foi alcançado, pois tornou-se possível comprovar a relevância do Processo de Enfermagem pelos seguintes resultados: o reconhecimento de que o Processo de Enfermagem é relevante segundo os seguintes aspectos, pois foi caracterizado como algo benéfico para o cliente, pois passa a ter um cuidado com qualidade e de caráter científico e para a Enfermagem, porque norteia nossa assistência. Para os docentes de Enfermagem, foi um grupo que nos possibilitou a visão não somente assistencial, mas também educacional e científica permitindo um atendimento personalizado e qualificado quanto ao cuidado de enfermagem, permitindo a enfermeira cumprir seu papel assistencial de forma holística, ética e legal. Concluímos que as dificuldades para a implementação do Processo de Enfermagem, são principalmente a falta de conhecimento e, às vezes, de compromisso dos profissionais atuantes na assistência.

Correspondência para: Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, e-mail: cicacamacho@uol.com.br