Goiânia, 07 de novembro de 2005.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA AMAMENTAÇÃO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Angélica Maria de Almeida Santos

Maria de Fátima da Rocha Pinto

Ilda Cecília Moreira da Silva

O presente estudo teve como objeto a atuação de uma acadêmica de enfermagem e uma enfermeira, utilizando a técnica do grupo de sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde - UBS para o estímulo ao aleitamento materno, com gestantes de seis e sete meses. Tem como objetivo avaliar se a proposta da educação em saúde se evidencia na amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. A coleta de dados se realizou quando os bebês se encontravam com 5 e 6 meses de idade, onde as mães nos receberam em suas casas e responderam um formulário de 6 questões abertas e fechadas. Trata de estudo experimental com abordagem quanti-qualitativa, embasado na teoria de Dorotheia Orem, enfatizado um de seus conceitos centrais que é denominado demanda terapêutica de autocuidado, que significa que podemos trabalhar em grupo para beneficiar situações específicas. Na análise e discussão dos resultados percebemos que a questão cultural ainda limita melhores resultados acerca da amamentação. E para concluirmos somos levados a refletir que mudança de comportamento necessita de tempo e conscientização por parte dos envolvidos no processo educativo.

Correspondência para: Angélica Maria de Almeida Santos, e-mail: angelicacoi@yahoo.com.br