AVALIAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM EM IODOTERAPIA: CUIDADO E QUALIDADE
Adriana Ferreira dos Santos Abdala
Maria Madalena Barreto
Luciana Mendes Berlofi
Regina Marcelina da Silva
INTRODUÇÃO: A Iodoterapia é um tratamento clínico que utiliza como princípio ativo o Iodo radioativo (I¹³¹), cuja finalidade é complementar a cirurgia realizada em pacientes portadores de tumores diferenciados da glândula tireóide. O Serviço de Iodoterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciou suas atividades em 1999, dispondo de dois apartamentos para internação, preparados de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Possui uma equipe multiprofissional capacitada pela instituição, para prestar assistência a estes pacientes. OBJETIVO: Analisar e divulgar os resultados da avaliação da satisfação dos pacientes submetidos a Iodoterapia, em relação às Consultas de Enfermagem. METODOLOGIA: Foi instituída a Consulta de Enfermagem em Iodoterapia, objetivando transmissão das orientações, esclarecimento das dúvidas e principalmente o acolhimento do paciente. A Consulta tem duração média de 40 minutos, durante a qual é realizado o preenchimento do Histórico de Enfermagem, a orientação sobre a terapia com Iodo ¹³¹, cuidados no pré e pós-tratamento. Com o objetivo de facilitar a transmissão destas informações, a visualização, a memorização e a familiarização dos clientes em relação às orientações fornecidas, foi elaborado um manual de orientação em Iodoterapia. A Consulta de Enfermagem é o primeiro momento para estabelecer um vínculo terapêutico com o cliente. RESULTADOS: Após três anos de implantação da Consulta de Enfermagem, foi elaborado há um ano, um instrumento para avaliação da satisfação do cliente em relação à Consulta de Enfermagem. Foram aplicados 97 questionários, com retorno de 61. A consulta foi avaliada como ótima por 95,9% e como boa por 4,1%. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A percepção da equipe multiprofissional do Serviço de Iodoterapia é que, após a Consulta de Enfermagem, os pacientes relatam maior segurança em relação ao procedimento, ao serviço e ao trabalho dos profissionais da unidade, pois já conhecem a dinâmica do tratamento e se sentem acolhidos o que torna este período menos estressante.
Correspondência para: Luciana Mendes Berlofi, e-mail: luberlofi@bol.com.br
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