Goiânia, 07 de novembro de 2005.

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR – INSTRUMENTO PARA QUALIDADE

Wanessa de Kássia Alves Melo

Sandra Valéria Martins Pereira

No mercado de saúde, a preocupação com a organização dos serviços assistenciais tem seguido a mesma linha do mercado de consumo, que segue um processo de organização para melhoria da qualidade da assistência hospitalar, com vistas a torna-la mais adequada ao atendimento das necessidades da pessoa humana. Estudar esse processo de organização é relevante tanto para o crescimento da enfermagem como para atendimento à cidadania das pessoas. Objetivamos analisar o processo para humanização e melhoria da qualidade da assistência em um hospital geral credenciado a rede HumanizaSUS do município de Anápolis-GO. Estudo qualitativo, tipo estudo de caso apoiado no referencial dialético, desenvolvido em um hospital geral credenciado a rede HumanizaSUS do município de Anápolis-Goiás. Amostra intencional composta por 17 sujeitos de diferentes categorias da enfermagem – um coordenador dos serviços de enfermagem, cinco enfermeiros supervisores e assistenciais, dez técnicos e auxiliares de enfermagem e um gestor – diretor administrativo, que foram entrevistados após cumpridos os preceitos éticos da pesquisa conforme a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 196/96. Além disso, foi realizada a observação da dinâmica institucional, e analisadas algumas fontes documentais (pastas de rotinas, documentos, atas, manuais, página da WEB) e estrutura física institucional. As pré-categorias para análise do processo organizacional da Instituição foram: representação social de humanização e qualidade da assistência hospitalar por parte dos sujeitos e perfil organizacional da instituição (normatização da assistência). Os dados foram analisados em seu conteúdo a partir das premissas básicas dos Programas de Humanização da Assistência Hospitalar e de Acreditação Hospitalar. Concluimos que a representação social de humanização e qualidade da assistência hospitalar por parte dos depoentes foi de que a humanização é um instrumento básico para melhoria da qualidade e que os conceitos estão atrelados. A organização do processo de humanização e qualidade da assistência atende em grande parte as premissas de humanização e qualidade da assistência hospitalar do Ministério da Saúde, entretanto há vieses na implementação dos programas governamentais, sendo que a falta de insumos, equipamentos e estrutura física adequada às demandas fazem parte da realidade observada. Além disso, é evidente a falta de enfermeiros, o que constitui um entrave no alcance das metas nesse sentido.

Correspondência para: Wanessa de Kássia Alves Melo, e-mail:

enf_wanessamelo@yahoo.com.br