Goiânia, 07 de novembro de 2005.

OS FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM/ DISTANCIAMENTO DA TEÓRIA À PRÁTICA

Sônia Cristina Fonseca Eugênia

Aline Ramos de Carvalho Pinto

Glauce Oliveira do Nascimento

Jorge Luis Alves de Oliveira

Andreia Fontes da Paz

Enquanto Professores da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy, atuando na Disciplina de Enfermagem Fundamental (DEF) nos sentimos incomodados com as diferenças teóricas e práticas vivenciadas por nós em cenários distintos como Sala de aula e laboratórios X cenários de Ensinos Clínicos. Durante o EC atuando como supervisores dos graduandos do 4º período, diante da falta de recursos do local, buscavamos adaptações sem ferir o fundamento da técnica, uma vez que estes alunos confrontavam a prática dos laboratórios onde se mantinha presente a “bandeja contendo”, e a realidade das instituições públicas. Acreditamos que as diferentes técnicas de enfermagem obedecem a princípios, que devem ser seguidos para o seu melhor desempenho. Valorizando a necessidade da correta realização das técnicas, embasadas em suas vantagens como: planejamento do cuidar, garantia da mecânica corporal e outros. Questionamos porque os enfermeiros não as realizam como preconizadas? Neste sentido temos como objeto de estudo: “O Distanciamento da teoria e sua fundamentação científica da prática profissional a partir das percepções dos graduandos de enfermagem do 8º período” e como objetivos: Analisar a aplicabilidade da DEF na prática profissional e Avaliar a importância da disciplina na visão do futuro enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, através do estudo de caso, considerando como informantes o aluno do 8º período em atividade de seniorato. Durante as atividades de seniorato o aluno que teve anteriormente contato com a disciplina no 4º período, atua com o propósito de supervisão paralela dos alunos, com a finalidade de adquirir conhecimento didático-pedagógico. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com questões abertas, aplicado durante o período de março a agosto de 2005. Os dados foram analisados e constituíram duas categorias definidas como: Convivendo com a Dicotomia Teoria X Prática e Percebendo a Importância da DEF. Acreditamos que a DEF possui um corpo de conhecimento que serve de instrumento na prática profissional dos graduandos, pois os princípios científicos contribuem para sistematização do cuidado. Entendemos que o estudo realizado pode sensibilizar os graduandos e enfermeiros quanto a relevância da DEF para a prática, como garantia de uma assistência qualificada, contribuindo para um repensar destes profissionais, quanto a utilização efetiva das técnicas de enfermagem e/ou seus princípios.

Correspondência para: Andreia Fontes da Paz, e-mail: andreiapaz@hucff.ufrj.br