Goiânia, 07 de novembro de 2005.

DISCIPLINA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Ana Lucia de Moraes Horta

A partir de realidade e inclusão de programas de saúde da família em âmbito nacional, faz-se necessário a busca de estratégias de compreender o indivíduo e sua família sistêmicamente, inlcuido crenças, valores, mitos, além de instrumentos de intervenção e avaliação com a família. O Objetivo deste estudo é o de descrever a implantação da disciplina de família nos níveis de graduação e pós graduação em enfermagem, relatando estratégias pedagógicas e metodológicas de abordagem, conteúdo programático e repercussão do conteúdo e vivência na prática profissional e pessoal. A metodologia utilizada neste estudo compõem a análise do material produzido pelos estudantes em sala de aula sobre o conceito de família e a assistência à família faz-se uma análise do material apontando a co-produção de caminhos possíveis na asssitência à família em diferentes contextos como também apresentação de resultado de entrevistas dos estudantes sobre o impacto do conteúdo aprrendido na vida pessoal e profisional. Os resultados demonstram a necessidade da compreensão sistêmica para ampliar a visão do indivíduo para a familiar, correlacionando a rede de apoio, crenças, valores, mitos, segredos e momentos do ciclo de vida familiar incluindo etapas de crise relacionadas a perdas e lutos. Após a disciplina os estudantes de graduação comentaram sobre a ampliação da compreensão da família e do empoderamento atribuído para utilizar instrumentos como o genograma e identificam a disiciplina como uma abordagem mais humanizada. Os estudantes da pós-graduação comentaram sobre a ampliação de visão de mundo e da assitência de enfermagem à família, a inclusão dos conteúdo nos cursos de graduação inicialmente em aulas dentro de conteúdos programáticos. As considerações finais que se chega ao final deste estudo diz respeito a necessidade de inclusão deste conteúdo tanto na graduação no formato de disciplina eletiva ou na grade curricular, como na pós-graduação preparando para o ensino deste conteúdo e pesquisas incluíndo a estratégia de entrevista com a família. Infelizmente poucos ainda são os profissionais preparados para a utilização dos instrumentos de trabalho com família como da compreeesão sistêmica nos diferentes momentos de crise do seu ciclo vital, necessitando que esta abordagem seja divulgada apontando as repercussões e novas possibilidades de estratégias de inclusão do conteúdo teórico e prático que envolve a asssitência à família nos diferentes contextos.

Correspondência para: Ana Lucia de Moraes Horta, e-mail: eryana.ops@terra.com.br