Goiânia, 07 de novembro de 2005.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE EM UBSF NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA

Brunella Mendonça Chinem

Adenícia Custódia Silva e Souza

Adelia Yaeko Kyosen Nakatani

Jacqueline Rodrigues da Costa

Camila Cândida Barbosa

Larissa de Oliveira Rocha

Fátima Rodrigues de Morais Mendes

Flane Lany Valente

INTRODUÇÃO: Formar profissionais com competências para atuar no novo modelo assistencial, representa um desafio para as instituições de ensino. Os docentes da disciplina Vigilância a Saúde da Faculdade de Enfermagem da UFG se agregaram a uma Unidade Básica de Saúde com a finalidade de aproximar os alunos da realidade da atenção à saúde. Para o conhecimento da área os acadêmicos juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde fizeram o levantamento da saúde ambiental da região, identificando pontos críticos nesta comunidade. Em discussão com a equipe de saúde da família, decidiu-se por um trabalho participativo, para o planejamento de ações de impacto para a comunidade. OBJETIVO: relatar a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um planejamento participativo de saúde ambiental em uma UBS. METODOLOGIA: Trabalho realizado na UBS do Setor Leste Universitário em 2005, envolvendo as equipes de PSF, docentes, acadêmicos e Associação de Moradores. O planejamento incluiu: articulação docente equipe, conhecimento da realidade, discussão/identificação dos problemas, e elaboração dos diagnósticos de enfermagem e planejamento das ações com a equipe do PSF. Foi priorizado o diagnóstico: Manutenção ineficaz da saúde associada à falta demonstrada de conhecimento com relação a lixos nas ruas, entulhos, bueiros entupidos de lixo, relacionado à falta de capacidade para realizar julgamento sobre os riscos que os mesmos oferecem a saúde. A meta estabelecida é que a comunidade aumente a eficácia na manutenção à saúde. RESULTADOS: Decidiu-se as seguintes ações: construção de um folder educativo e reunião com a Associação dos moradores para construção de estratégias coletivas. O folder foi construído pelos alunos e validado pela comunidade. Na reunião com a associação de moradores foi eleita uma comissão para aprofundar a discussão sobre o lixo, fazer novas articulações e trazer sugestões. Várias reuniões foram realizadas e ações têm sido empreendidas para conscientizar a comunidade sobre a importância de manter ambiente saudável para manutenção eficaz da saúde. CONCLUSÃO: Trabalhar a questão ambiental de forma integrada, participativa e multisetorial foi uma experiência inovadora para a UBS e, especialmente para o processo de ensino-aprendizagem. Ficou evidente o poder da participação coletiva na construção de estratégias transformadoras bem como, a utilização desse movimento articulado como espaço pedagógico para a construção do conhecimento dos atores envolvidos. .

Correspondência para: Adelia Yaeko Kyosen Nakatani, e-mail: adeliayaekok@yahoo.com.br