Goiânia, 07 de novembro de 2005.

SAÚDE DO ESCOLAR:EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Aline Silva da Fonte

Maria Aparecida Vasconcelos Moura

Introdução: Enfoca a assistência primária nos escolares através do diagnóstico simplificado de saúde realizado por acadêmicos, considerando que as condições de saúde podem interferir no processo de ensino - aprendizagem. Objetivos: identificar e analisar os problemas encontrados no exame físico de saúde nos escolares. Metodologia: Estudo quantitativo, utilizando estatística descritiva através da freqüência e percentual dos valores obtidos. Sujeitos: escolares entre 06 - 14 anos. Cenário: Instituto Superior de Educação do RJ, no 2º semestre de 2003. A amostra foi aleatória e compreendeu 62 crianças examinadas de 1ª - 4ª séries do Ensino Fundamental. Resultados: Dentre os principais problemas, destacam-se: falta de higiene corporal (48%), cárie dentária (25,8%) e deficiência na acuidade visual (24,1%). Diante dos resultados realizamos ações educativas para promoção e prevenção da saúde contribuindo para melhoria das condições de vida; ressaltamos a importância da assistência primária, a participação da enfermeira nesse processo, e o resultado da satisfação das ações de saúde nos escolares.

Correspondência para: Aline Silva da Fonte, e-mail: alinefonte@globo.com