Goiânia, 07 de novembro de 2005.

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Adenícia Custódia Silva e Souza

Adelia Yaeko Kyosen Nakatani

Larissa de Oliveira Rocha

Jacqueline Rodrigues da Costa

Brunella Mendonça Chinem

Camila Candida Rocha

INTRODUÇÃO: Com a finalidade de formar os alunos para atuar na realidade do SUS e de aproximar a teoria da prática, articulamos com uma UBS a possibilidade de criar um espaço pedagógico para que o acadêmico faça uma imersão no mundo do trabalho e das práticas sociais em saúde. OBJETIVO: apresentar a vivência de ensino-aprendizagem na disciplina Vigilância em Saúde pelos docentes e acadêmicos da 2ª série de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, na disciplina de Vigilância em Saúde no ano de 2005. METODOLOGIA: A disciplina tem como objetivo levar o aluno a compreender o papel do profissional-cidadão na interação com outros atores sociais em favor da vigilância em saúde. A abordagem educativa utilizada foi centrada no aluno, com metodologia problematizadora. Essa abordagem exige observação e análise da realidade concreta, muitas leituras e discussão, planejamento e aplicação do conhecimento. RESULTADOS: Na observação e análise da realidade, os alunos ficaram assustados por perceberem as barreiras que teriam de transpor, para atuarem numa realidade distante e diferente do seu cotidiano, o que exigia muitos esforços. As freqüentes aulas baseadas em leituras e discussões de textos, montagem e apresentação de cartazes, tornaram-se cansativas e desgastantes; outra dificuldade foi compreender a interdisciplinaridade implementada pelos docentes. Entretanto, o planejamento com a equipe de saúde da família trouxe satisfação para os acadêmicos que só então, entenderam a dimensão da disciplina proposta pelos docentes. A não vizualização da totalidade das ações na comunidade, característica da problematização, gerou desconforto nos discentes por não acreditarem no resultado do processo de condução do ensino-aprendizagem. Por outro lado, havia inquietação dos docentes que apesar de saberem da condução do processo não tinham controle do resultado final, embora tivessem a consciência de que todo esse processo se constituía em um novo espaço pedagógico para construção do conhecimento. CONCLUSÃO: A experiência mostrou que as dificuldades foram sendo superadas por meio do diálogo, e ao perceberem o envolvimento no trabalho e os resultados das suas ações, os alunos compreenderam a importância da disciplina na construção do seu conhecimento. Apesar de se exporem, os docentes construíram uma nova forma de ensinar e junto com os enfermeiros do serviço e a comunidade estabeleceram um novo espaço pedagógico para a formação dos enfermeiros.

Correspondência para: Adelia Yaeko Kyosen Nakatani, e-mail: adeliayaekok@yahoo.com.br