Goiânia, 07 de novembro de 2005.

O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FRENTE À CRIANÇA QUEIMADA: UM NOVO DESAFIO

Rosangela de Almeida Castro Amorim

Ana Alice Guimarães Costa

Fernanda de Oliveira Justi

Este trabalho relata a experiência vivenciada pela acadêmica durante o desenvolvimento da Disciplina Estagio supervisionado I modulo Saúde da Criança e Adolescente. Durante o estagio os acadêmicos vivenciam clinicas diferenciadas dentre elas o Centro de Tratamento de Queimado Infantil -CTQI. No atual cenário da saúde publica no Brasil as crianças e adolescentes são consideradas as maiores vitimas de acidentes por queimaduras na maioria das vezes justificados por acidentes domésticos. No CTQI muitos acadêmicos se assustam sofrem e ate mesmo negam a passar por esta experiência. O impacto deste estudo se deve a possibilidade de trazer novas perspectivas ao ensino clinico de saúde da criança e adolescência considerando que a formação do acadêmico de enfermagem será de enfermeiro generalista. Como objetivos: Identificar os sentimentos e experiências dos acadêmicos de enfermagem frente a uma criança queimada em seu estágio curricular supervisionado, analisar de que forma esses sentimentos podem interferir na formação profissional, verificar se os mesmos acreditam ser necessária essa vivencia enquanto acadêmicos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, descritiva, exploratória. Os dados foram coletados em maio de 2005 em uma universidade particular do Rio de Janeiro, através de questionário semi- estruturado. Foram entrevistados 27 acadêmicos do 7° e 8° períodos. Os alunos foram selecionados em duas categorias: os que estiveram no CTQI e os que não estiveram. A primeira categoria mostrou que o primeiro contato com a criança queimada causa aos acadêmicos um impacto muito forte; ter que se deparar com criança queimada não é uma experiência em que os acadêmicos estariam acostumados, mesmo aqueles que já trabalham na área da enfermagem. Mas podemos perceber também que posteriormente a sensação de poder fazer alguma coisa pelas crianças e pela sua família, diminui esse impacto chocante. Analisando a segunda categoria podemos dizer que os acadêmicos acreditam ser de extrema importância, sendo este setor bastante rico em conhecimentos, onde o acadêmico estaria pondo em prática seus conhecimentos adquiridos durante sua formação. Concluímos que os alunos, ao se depararem com a criança queimada, vivem uma experiência profunda, muitas vezes traumatizante. Isso acontece no primeiro contato com a criança, podemos dizer que é o impacto do primeiro momento que se vivencia uma nova experiência. Sentimentos esses que vão desaparecendo aos poucos e dando lugar a

Correspondência para: Rosangela de Almeida Castro Amorim, e-mail: roamorim@mls.com.br