Goiânia, 07 de novembro de 2005.

O PRÉ-ESTÁGIO DE ENFERMAGEM EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA

Eduardo Espindola Fontoura Júnior

Flaviany Aparecida Piccoli Fontoura

Marcos Antônio Nunes Araújo

Fabiana Perez Rodrigues

O presente estudo, se realizou em forma de projeto de ensino e teve por objetivo geral; proporcionar aos alunos da 1ªsérie de Enfermagem atividades psico-pedagógicas nas quais esses tenham oportunidade de conhecer a profissão que acabaram de escolher. Através de visitas pedagógicas, dinâmicas de grupo, palestras ou jogos, o aluno de graduação teve oportunidade a partir da 1ªsérie do curso de participar de forma mais ativa, questionando, buscando caminhos para facilitar cada vez mais seu conhecimento e aprendizado sobre a enfermagem. Foram detectados durante as atividades problemas relacionados ao receio do“desconhecido”, no que se refere à profissão enfermagem, o hospital, o estágio, os professores, os grupos de estágio e outros. Com o decorrer do projeto, apresentando o hospital, esclarecendo dúvidas sobre a profissão, sobre o curso de enfermagem, incentivando a liberdade de expressão, o relacionamento interpessoal, e as curiosidades, estivemos minimizando e até mesmo sanando problemas desta natureza.

Correspondência para: Eduardo Espindola Fontoura Júnior, e-mail: eduardoespindola@terra.com.br