Goiânia, 07 de novembro de 2005.

ESTRATÉGIAS DIAGNÓSTICAS DE ENFERMAGEM: APRECIAÇÃO POR DOCENTES

Ryany Souza Mateus de Oliveira

, Suely Lopez de Azevedo

Marcos Antônio Brandão

Beatriz Fernandes Dias

A pesquisa aqui apresentada localiza-se em uma especialidade de conhecimento da enfermagem considerada das mais prioritárias no cenário mundial, que é o Diagnóstico de Enfermagem. O presente estudo enfoca as estratégias consideradas por docentes como facilitadoras na construção do diagnóstico de enfermagem, no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivos: identificar as estratégias diagnósticas que os docentes do curso de graduação em enfermagem consideram importante para desenvolver o julgamento crítico dos discentes em relação ao processo diagnóstico; e, discutir as implicações dos achados no processo do ensino-aprendizagem do julgamento do diagnóstico de enfermagem. Trata-se de um trabalho do tipo exploratório, quantitativo, tendo como sujeitos 20 docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. A coleta de dados ocorreu no 1° semestre letivo de 2005, através de um instrumento contendo 22 assertivas que utilizando uma escala do tipo Likert que variou de um escore de 1 a 6 visava mensurar o grau de concordância ou discordância, dos sujeitos do estudo, em relação às finalidades das estratégias diagnósticas segundo Brandão (1999). Para medir a fidedignidade da escala, foi utilizado o índice de alfa padrão, cujo valor de 0,89 indicou a fidedignidade do instrumento. Os resultados indicaram que as finalidades para as estratégias com as maiores médias de índice de concordância foram: a estratégia de exame físico serve como ferramenta de coleta de dados clínicos (escore médio de concordância 5,65) e proporciona a confirmação dos dados encontrados na conversa e observação do cliente (escore médio de concordância 5,6); e, a estratégia de questionamento ao professor coopera na obtenção da certeza do correto diagnóstico nas situações em que existem mais alternativas a considerar (escore médio de concordância 5,55). Ressalta-se, que o valor máximo possível para o escore médio de concordância é de 6,00. Concluiu-se que a análise dos dados obtidos permitiu identificar um elevado grau de concordância em relação às finalidades que os estudantes atribuíram às estratégias diagnósticas do estudo de Brandão (1999). Tais resultados, de certo modo, corroboram com os resultados obtidos no referido estudo, e demonstram que a abordagem quantitativa das finalidades pode ampliar os achados e permitir a validação das finalidades das estratégias diagnósticas.

Correspondência para: Ryany Souza Mateus de Oliveira, e-mail: ryanymateus@ig.com.br