Goiânia, 07 de novembro de 2005.

FATORES DETERMINANTES DE BEM ESTAR PARA CLIENTES- UNID. QUIMIOTERIA

Andréa de Carvalho Fernandes Moura

Marléa Chagas Moreira

Este estudo de caso desenvolvido no Hospital Geral de Bonsucesso tem como objeto identificar os fatores determinantes de bem estar na Unidade de Quimioterapia. Aspectos físicos, psicológicos e sociais do ambiente foram discutidos, a partir da perspectiva dos clientes, buscando oferecer subsídios para a reflexão sobre a pratica gerencial do Enfermeiro. Como referencial teórico, a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale. O fator determinante de bem estar mais citado pelos clientes foi a atitude da equipe. O carinho com que os clientes são tratados na Unidade, cenário deste estudo, mostrou fazer a grande diferença no atendimento, e todos fizeram questão de falar a respeito. Como determinante de mal estar, o atraso na administração da medicação (preparo da medicação realizado por serviço terceirizado, externo ao Hospital), assim como o desconforto e falta de privacidade na sala de espera (pré-atendimento). Quanto ao gerenciamento do ambiente hospitalar, acreditamos caber ao Enfermeiro tomar à frente nesta função diária de manipular o ambiente da sua Unidade a favor de todos, clientes e equipe. O Enfermeiro pode interferir parcialmente na gestão do ambiente hospitalar, no que se refere aos aspectos FÍSICOS e SOCIAIS, aonde são encontrados os maiores limites de atuação. A grande possibilidade da gestão do ambiente pelo Enfermeiro encontra-se nos aspectos RELACIONAIS. O Enfermeiro é responsável dia e noite pelo cuidado integral ao cliente, tornando-se porta-voz de suas necessidades, zelando pela sua segurança e bem estar, devendo, portanto, gerenciar o ambiente de forma a torná-lo terapêutico.

Correspondência para: Andréa de Carvalho Fernandes Moura, e-mail:

andreamoura3@hotmail.com