Goiânia, 07 de novembro de 2005.

AVALIAÇÃO DO GRUPO DE REFLEXÃO NO TERCEIRO ANO DE ENFERMAGEM

Antonio Carlos Siqueira Júnior

O aluno do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília inicia suas atividades hospitalares no terceiro ano. Estes ao ingressarem na graduação relatam uma grande expectativa quanto ao inicio do estágio, porém quando chega o momento se dizem ansiosos e com muito medo de enfrentar este momento. O terceiro ano organiza-se em torno do cuidado do indivíduo hospitalizado. Na entrada do aluno no hospital observa-se o sofrimento, seus medos para enfrentar situações como morte, doenças crônicas, emergências. Uma definição para o delineamento desta atividade é o grupo de reflexão que é definido como um grupo com uma tarefa especifica e explicita aplicado ao ensino/aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar o grupo de reflexão desenvolvido junto aos alunos. METODOLOGIA: Este estudo tem o caráter qualitativo, foi desenvolvido com os 25 alunos que cursaram a terceira série do curso de Enfermagem no ano de 2004 na FAMEMA e que concordaram em participar do estudo. Foi então aplicado um questionário, o aluno teve a sua disposição um termo de livre consentimento, a análise foi desenvolvida por categorização das respostas e organizada por semelhança de temas. RESULTADO E DISCUSSÃO: Responderam ao questionário 25 alunos de um total de 39. Ao avaliarmos se na visão do aluno a atividade trouxe algum beneficio para seu estágio todos responderam que sim, quanto à avaliação se a atividade trouxe beneficio para sua formação com enfermeiro também observamos que houve uma unanimidade em afirmar que sim. Quanto aos pontos positivos desta atividade destacamos: possibilidade de discutir vivências práticas, expor e compartilhar sentimentos. Em relação aos pontos negativos destacamos: momentos de silêncio e dificuldade para se expor em grupo. Na questão qual tema foi mais significativo, o tema morte aparece como sendo o de maior impacto para os alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar das dificuldades em se desenvolver esta atividade, pois para o docente que acompanha é sempre difícil trabalhar as expectativas e demandas dos alunos, esta atividade mostra-se importante para que o aluno tenha um espaço de confiança para que ele possa mostrar seus sentimentos com a certeza de que estará sendo ouvido e respeitado. Além disto, esta atividade fornece ao aluno uma possibilidade de discutir e entender que a relação terapêutica é parte significativa da assistência, podendo assim valorizar também o sentimento do seu paciente.

Correspondência para: Antonio Carlos Siqueira Júnior, e-mail: acsj@famema.br