Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL

Ana Carolina Dias Vila

Vanessa da Silva Carvalho Vila

Trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo foi identificar conceitos, referenciais pedagógicos, exemplos e propostas possíveis para a promoção da Educação em Saúde utilizado por pesquisadores em Saúde Coletiva; apresentar os principais referenciais pedagógicos discutidos nestas pesquisas e exemplificar estudos construídos com o objetivo de promover a educação em saúde por meio de estratégias participativas com o envolvimento da comunidade. Após a leitura e análise de 22 artigos levantados no Scielo que atendiam as questões norteadoras do estudo, foram construídas as seguintes categorias de análise: Educação em saúde no Brasil – aspectos conceituais; práticas pedagógicas em educação e saúde; educação em saúde aplicada à prática profissional. A educação em saúde é um campo imprescindível ao desenvolvimento humano, cultural e social, pode-se percebê-la como uma prática social, que envolve fatores e aspectos subjetivos; e práticas educativas são espaços de aplicação dos saberes destinados ao crescimento de uma sociedade. Os profissionais de saúde, estão cada vez mais, preparados, habilitados e inseridos nas práticas educativas. Percebe-se a importância de propostas educacionais baseadas na percepção reflexiva, análise crítica, envolvimento, diálogo, respeito e conscientização, e a importância de outros estudos relacionados à educação em saúde para elucidar, inovar condutas práticas e como forma de implementação de novos programas educativos que atendam toda população.

Correspondência para: Ana Carolina Dias Vila, e-mail: carolvila@ibest.com.br