Goiânia, 07 de novembro de 2005.

O GRUPO DE DISCUSSÃO À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Aldqaiza Ferreira Antunes Fortes

Ana Maria Nassar Cintra Soane

Cristiane Giffoni Braga

INTRODUÇÃO: Como docentes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma escola situada no Sul de Minas Gerais e acompanhando os alunos durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), que ocorre nos dois últimos semestres do referido curso, observamos uma dicotomia teórico-prática, frente à diversidade de situações clínicas oriundas em campo de estágio e que requeriam uma associação teórico-prática imediata. Com isso sentimos a necessidade de adotar mudança na estratégia do processo ensino aprendizagem. Assim passamos a adotar como estratégia de ensino-aprendizagem o Grupo de Discussão (GD). Essa mudança visava a despertar, direcionar e levar o aluno a um raciocínio clínico, associando o conhecimento teórico-prático, efetivando a realização do estudo sistematizado. Após alguns meses de utilização do GD sentimos a necessidade de avaliação desta estratégia pelos alunos. Queríamos descobrir o pensamento deles em relação ao método adotado. OBJETIVO: O núcleo deste trabalho é identificar as representações sociais dos alunos do último semestre do Curso de Graduação em Enfermagem em relação ao GD. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tipo exploratório, realizado com alunos da escola referida anteriormente. A amostra constou de 32 graduandos de Enfermagem cursando o último semestre na disciplina ECS. As entrevistas individuais foram norteadas pela seguinte questão: “O que representa para você o GD utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem da disciplina ECS?”. A análise dos dados baseou-se na proposta metodológica do uso do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), utilizando-se de três figuras metodológicas, a saber: a idéia central, as expressões-chave e o DSC. RESULTADOS: Após a análise dos resultados constatamos que o GD apresentou uma diversidade de representações sociais. Entretanto, essas possuem ligações entre si, demonstrando que o GD confirmou a eficácia da mudança adotada no processo ensino-aprendizagem, representando não só um envolvimento grupal como também um espaço de maior aprendizado, um elo entre teoria e prática e um momento de incentivo à pesquisa acadêmica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esperamos que este trabalho desperte em profissionais o interesse em utilizar o GD. Sugerimos aos docentes em enfermagem que se utilizem desta importante estratégia no seu cotidiano acadêmico.

Correspondência para: Ana Maria Nassar Cintra Soane, e-mail: anamariasoane@bol.com.br