Goiânia, 07 de novembro de 2005.

UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE

Aline Machado Benite

Denize Cristina de Oliveira

O presente estudo buscou descrever o conteúdo e nalisar a estrutura das representações sociais construídas por adolescentes sobre sexualidade. Realizamos a de dados em duas escolas do ensino médio da rede pública estadual do município do Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 753 alunos, na faixa etária de 14 a 22 anos. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo dados de identificação sócio-econômica e um teste de evocações livres ao termo indutor "sexualidade", assim como a realização de 10 grupos focais, entre os anos 2003/2004. A análise de dados foi realizada através das técnicas de determinação do núcleo central da representação, apoiada pelo software EVOC 2000, e de análise de conteúdo temática. Os resultados da análise da estrutura da representação apontaram 2956 evocações, com 239 termos diferentes, organizados nas seguintes categorias: Responsabilidade, Transar, Afetividade e Prevenção. Dessas categoria, Sexualidade associada à satisfação, gênero, necessidade, responsabilidade e transar são centrais e as categorias Sexualidade associada a crescimento pessoal, autoconhecimento, consciência, cumplicidade, doença, fantasias sexuais, reprodução, preconceito e saúde são periféricas. A partir dessas categorias realizamos as sessões de grupos focais. Ao concluirmos o recorte dos conteúdos dos grupos focais, identificamos 1411 unidades de registro, as quais agrupamos em 63 temas que deram origem a 27 subcategorias e, posteriormente, a um agrupamento em 9 categorias. As categorias mais importantes nos grupos focais, e que sintetizam o conteúdo da representação social para os adolescentes, foram: Relacionamentos interpessoais, Novas categorias de expressão da sexualidade e Sexualidade e saúde. A partir da comparação dos resultados das duas análises concluímos que a representação social da sexualidade no grupo estudado está apoiada em um tripé formado pelos elementos Responsabilidade, Afetividade e Transar. Esse resultado nos permite incorporar novas formas de pensar a saúde do adolescente e a relação do profissional de saúde interagindo com a educação, de forma a estruturar conteúdos específicos, e que fazem parte da representação social, para o planejamento de processos educativos voltados para a sexualidade na adolescência.

Correspondência para: Aline Machado Benite, e-mail: beniteola@globo.com