Goiânia, 07 de novembro de 2005.

PSICODRAMA PEDAGÓGICO E MUSICOTERAPIA: ALTERNATIVAS PARA A EDUCAÇÃO

Paula Miranda da Silva

Luciana Pavanelli Von Gal de Almeida

Clarice Aparecida Ferraz

Fernanda de Paula Rossini

INTRODUÇÃO: Estudo realizado em hospital público que instituiu mudança no modelo de gestão e no acolhimento dos usuários. Mediante reconhecimento da crise de valores instalada e da necessidade de ofertar atendimento que englobe a integralidade da atenção considerando os problemas físicos, psicoemocionais, sociais e econômicos dos pacientes, proporcionou-se à equipe técnica programa de educação em serviço segundo abordagem psicopedagógica utilizando-se das técnicas de musicoterapia e do psicodrama pedagógico, com a finalidade de estimular habilidades sócio-comunicativas e favorecer a expressão emocional afetual. REFERENCIAL TEÓRICO: A musicoterapia apropria-se da música e seus elementos: sons, ritmos, melodia e harmonia coma finalidade de promover comunicação, relacionamentos, mobilização, expressão, organização de idéias produzindo efeitos terapêuticos revelantes no atendimento de necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas (RUUD, 1990). O psicodrama pedagógico baseado em Moreno sustenta-se em dois eixos fundamentais: no mundo intra-psíquico do indivíduo e na relação de cada pessoa com seus parceiros de vida, possibilitando aos atores entrarem em contato com papéis que representam cotidianamente proporcionando-lhes reflexão espontânea e criativa. (SAEKI et al, 2002). OBJETIVO: Descrever a contribuição do psicodrama e da musicoterapia enquanto processos pedagógicos utilizados na educação continuada de um hospital de urgência. METODOLOGIA: De natureza qualitativa exploratória, utilizou-se de entrevista semi-estruturada com os profissionais da área da saúde que participaram do programa educativo. RESULTADOS: Os dados coletados foram agrupados em três categorias intituladas: a) Contribuição das abordagens pedagógicas para o desenvolvimento pessoal dos profissionais; b) Aprimoramento das relações interpessoais e grupais, c) Aprendizado para o acolhimento entre trabalhadores e usuários. CONCLUSÃO: Os atores sociais entenderam que a abordagem psicopedagógica utilizada promoveu o aprimoramento das relações interpessoais e a integração grupal conseguindo fortalecer vínculos promovendo assim a humanização do atendimento e o acolhimento ao usuário.

Correspondência para: Fernanda de Paula Rossini, e-mail: ferpaularossini@yahoo.com.br