Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Alexandra Lunardon

Liliana Müller Larocca

Maria Marta Nolasco Chaves

Paulo de Oliveira Perna

Sandra Mara Alessi Müntsch

Laila Adam

Josiane Busquetta

Este trabalho relata a experiência de ensino nas disciplinas de semiologia e saúde ambiental do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná no período de 1999 a 2004 onde se privilegiou a realidade das comunidades para a construção do conhecimento e reflexão sobre os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença nas mesmas. O objetivo proposto foi de investigar as realidades dos territórios delimitados para problematizar nas discussões em sala de aula à luz do referencial teórico das disciplinas e elaborar uma análise dos dados coletados com participação de todos os alunos matriculados nas referidas disciplinas e contribuir para a prática sanitária dos serviços de saúde envolvidos. A metodologia utilizada para a apreensão da realidade nas atividades de campo foi a Estimativa Rápida e a análise dos dados foi fundamentada na problematização. Como resultados tivemos que neste período foram investigadas 8 áreas de 6 comunidades em dois município diferentes. Com esta atividade os docentes e discentes estabeleceram integração serviço-ensino para que o conhecimento fosse construído em conjunto; o desenvolvimento da atividade de campo exigiu dos discentes uma articulação entre os mesmos para viabilizar a distribuição de atividades e para que os objetivos propostos fossem alcançados; o trabalho final tem sido apresentado e discutido com os serviços envolvidos fazendo com que os mesmos refletissem sobre as suas práticas locais no enfrentamento dos problemas de saúde; a metodologia adotada proporciona aos envolvidos a compreensão da determinação social do processo saúde-doença; por fim percebe-se uma demanda maior dos discentes para a área de saúde coletiva, tanto para monitorias como para projetos de extensão e trabalhos de conclusão de curso. Diante desta experiência houve uma reflexão sobre a proposta de disciplinas na área de saúde coletiva para o novo currículo que será implantado no ano de 2005 onde será privilegiado práxis educativa.

Correspondência para: Alexandra Lunardon, e-mail: alexandra_lunardon@yahoo.com.br