Goiânia, 07 de novembro de 2005.

COTIDIANO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Anna Maria de Oliveira Salimena

Maria Carmen Simões Cardoso de Melo

Ivis Emília de Oliveira Souza

Kátia Pacheco Peresin

Camila Toledo de Souza

INTRODUÇÃO: A expectativa de uma vida mais longa aliada a variáveis sócio-econômicas e hábitos de vida vem gerando mudanças no comportamento das doenças, especialmente aquelas crônicas não transmissíveis, sendo fatores intervenientes na elevação da incidência do câncer. Segunda causa de mortalidade em algumas regiões do país, representa uma das principais doenças deste século e um problema de saúde pública no Brasil. O investimento em ações de detecção precoce vem propiciando resultados satisfatórios na redução de suas taxas de mortalidade, ao estimular a adoção de medidas promotoras e mantenedoras da saúde, facilmente realizáveis no cotidiano dos lares, permitindo evidenciar alterações malignas em seu estágio precoce. Nessa perspectiva, docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem desenvolvem projeto de extensão, disponibilizando à população estas informações. OBJETIVOS: Divulgar ações de prevenção e detecção precoce do câncer, permitindo aos discentes desenvolver habilidades. Identificar o perfil das mulheres participantes no tocante ao conhecimento e à adesão às ações preconizadas. METODOLOGIA: São promovidas palestras educativas, em salas de espera em um Hospital de Câncer e em Unidades Básicas de Saúde, em Juiz de Fora-MG, abordando e demonstrando as etapas do auto-exame da mama, boca e pele, seus fatores de risco e sinais de alerta. São orientados os horários adequados de exposição solar e enfatiza-se a importância da realização anual do exame Papanicolau. São evidenciadas medidas preventivas, informações sobre hábitos alimentares sadios, efeitos nocivos de alguns alimentos, tipos de câncer relacionados ao consumo do tabaco estimulando o abandono deste hábito. As usuárias são mobilizadas a identificar situações passíveis de investigação médica. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Observam-se interesse, boa aceitação, participação e envolvimento durante o método expositivo e verbalização de intenções de adesão para mudança de atitudes e hábitos de vida. A estratégia educativa de enfermagem proposta tem se revelado uma alternativa positiva envolvendo os discentes em uma atuação cidadã propícia ao desenvolvimento de suas habilidades profissionais. Elaborou-se um instrumento de coleta de dados que tem propiciado pesquisar valiosas informações do perfil das mulheres participantes no que se refere a seus conhecimentos sobre o tema, hábitos de vida e ações de detecção precoce, sendo também investigadas, suas propostas de adesão às medidas preconizadas.

Correspondência para: Anna Maria de Oliveira Salimena, e-mail: annasalimena@terra.com.br