Goiânia, 07 de novembro de 2005.

APRENDENDO PESQUISAR: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO ALUNO

Mariara Cássia de Campos

Roberta Peliçari de Toledo Cassiano

INTRODUÇÃO: A iniciação científica é um instrumento de formação que prevê o treinamento em metodologia científica, desenvolvimento da análise e do julgamento crítico e incentivo à criatividade e à inovação, estimulando o estudante a fugir da rotina escolar, sair da passividade e vencer o medo de buscar o novo. Ao se desenvolver, concomitantemente ao ensino de graduação, melhora as condições de formação profissional, proporcionando maior capacidade para as soluções inovadoras e para o exercício do senso crítico. Neste sentido, professores e pesquisadores têm relatado o aprendizado do aluno de iniciação científica. Contudo, depara-se com a necessidade de contribuições sob a visão do próprio aluno o qual experimenta o aprendizado de pesquisa. OBJETIVO: Este estudo objetivou apresentar a nossa experiência como estudantes de graduação em enfermagem, participantes de um programa de iniciação científica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nossa percepção de alunas e a reflexão sobre essa vivência, possibilitaram descrever o aprendizado em etapas, onde se ressaltaram as habilidades e as dificuldades inerentes a cada fase, desde a inserção no projeto de pesquisa até a análise de dados da pesquisa em que estávamos inseridas. A iniciação científica tem importante papel na formação do aluno de graduação, permitindo os primeiros contatos com a pesquisa, a aquisição de novas habilidades em informática, a ampliação das leituras para além da língua portuguesa e a expansão da capacidade crítica na análise de publicações, apoiados por pesquisador/orientador experiente. Esta vivência possibilitou-nos uma sensação de maior preparo e engajamento em relação aos demais colegas. CONCLUSÃO: Após apresentação e avaliação das fases deste aprendizado concluímos que é importante a iniciação científica na vida acadêmica do aluno de graduação em enfermagem tanto para o futuro exercício da profissão, como para a formação em pós graduação e pesquisa.

Correspondência para: Mariara Cássia de Campos, e-mail: mariaraenf@ig.com.br