Goiânia, 07 de novembro de 2005.

ENFERMAGEM- ARTICULANDO ENSINO E PRÁTICA

Valquíria de Lourdes Machado Bielemann

Maria da Glória Santana

Dirce Stein Backes

Adelita Campos Araújo

Celmira Lange

Afra Suelene de Sousa

Pablo Viana Stolz

Preocupados em fortalecer o ensino da enfermagem e articular esse com a prática assistencial um grupo de docentes da FEO-UFPel e enfermeiros da assistência desenhou uma proposta para atender as necessidades de atuação em campo prático de alunos da graduação de enfermagem. Tendo em vista, ampliação da aprendizagem do aluno e aumentar o vínculo entre docentes de enfermagem com a comunidade e acadêmicos. Entendemos que essa atuação é uma perspectiva de articular a extensão universitária ao ensino de graduação e a pesquisa. Criar espaços que liguem essas três vertentes, provavelmente apresenta-se como uma oportunidade de tornar um ensino voltando a realidade. Traçou- se como objetivo fazer do hospital um espaço de articulação entre teoria e prática servindo para ampliação de possibilidades de qualificar a assistência prestada, favorecendo um viver mais saudável do ser humano necessitado de cuidado incluindo seus familiares. A proposta está sendo desenvolvida num Hospital Geral de Pelotas-RS, através de uma prática assistencial como atividade de extensão extra-curricular, com alunos a partir do quarto semestre. Esse realiza 120 horas na unidade hospitalar sendo acompanhado pelo enfermeiro do setor que o avaliará através de uma ficha de acompanhamento e atividade desenvolvida. O aluno direciona suas atividades assistenciais a partir de um plano em que paciente – família fazem parte desse processo, tendo como referência o modelo da Sistematização da Assistência de Enfermagem adotado pela Instituição. O aluno cumprirá as horas do projeto sem prejuízo de suas atividades curriculares. Encontros científicos e avaliativos são realizados entre docentes, alunos, e enfermeiros da assistência objetivando qualificar e cada vez mais fortalecer a proposta. Alunos deverão publicar trabalhos das vivências ligadas as experiências desenvolvidas, em conjunto com professores e enfermeiros assistenciais. Ao final do estágio o aluno apresenta um relatório das atividades realizadas as instituições envolvidas. Trata-se de um projeto de cuidado humano que amplia o saber produzido na academia, indo buscar na prática assistencial o fortalecimento e renovação do conhecimento, junto aos enfermeiros, pessoas enfermas e seus familiares, e também construindo vínculo entre ensino, pesquisa, extensão e assistência, possibilitando qualificar o cuidado prestado, favorecendo um viver mais saudável dos seres humanos.

Correspondência para: Adelita Campos Araújo, e-mail: verapuggina@yahoo.com.br