Goiânia, 07 de novembro de 2005.

ATENÇÃO AO ADOLESCENTE EM UM CENTRO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

Fátima Aparecida Cardoso

Iracema de Abrantes Souto

Ivone Kamada

Rosilane de Carvalho Cristo

INTRODUÇÃO: A saúde dos jovens vem merecendo destaque nos últimos tempos e alguns passos importantes foram dados. Em 1990, entra em vigor o Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste sentido, o Ministério da Saúde, em 1989, criou o Programa de Atenção à Saúde do Adolescente, com vistas a uma política de promoção de saúde. No Distrito Federal, em 1991, é implantado o Programa de Atenção Integrada ao Adolescente (PRAIA), com propósito de atender o adolescente numa visão biopsicossocial norteado pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência de uma equipe multiprofissional junto ao PRAIA em um Centro de Saúde do Distrito Federal. METODOLOGIA: Trata-se de um trabalho descritivo, pois descreve as características de determinada população. Este trabalho foi realizado em um Centro de Saúde do Distrito Federal que vem desenvolvendo atividades em um programa de adolescentes. RESULTADOS: As atividades do PRAIA são desenvolvidas de forma bastante flexível, respeitando quatro fases em sua estrutura básica: 1) Cenário - Uma vez por semana, os grupos se reúnem, sendo em média, acolhidos de 30 a 40 adolescentes. 2) Dinâmica de Atendimento - a) Várias dinâmicas de apresentação valorizando a presença dos participantes. Os veteranos, com a ajuda do grupo explicam as normas de funcionamento da sala de acolhimento. b) A discussão do tema dura em média duas horas. A maioria dos temas é escolhida por eles, sendo delimitados pelos profissionais envolvidos. c) Avaliação da reunião de forma individual e oral. d) Fechamento e a conclusão final. 3) Conteúdos - Dentro dos grupos, os temas mais evidentes têm sido: sexualidade; DST/Aids; planejamento familiar; violência, relações familiares, conhecer o próprio corpo, redução de danos, projeto de vida e auto-estima, cidadania. 4) Avaliação da equipe multiprofissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sistematização de uma experiência no atendimento do adolescente em uma cidade do Distrito Federal leva-nos a ver que somos capazes de fazer um trabalho em equipe multiprofissional motivado, interessado, que procura interagir e atuar com qualidade e grandes chances de sucesso. Entendemos que permitindo e auxiliando o desenvolvimento do adolescente, e não induzindo-o a esta ou àquela postura, uma equipe estará realmente prestando assistência de valor a este grupo de jovens que certamente serão os adultos de amanhã.

Correspondência para: Fátima Aparecida Cardoso, e-mail: fatima.ac@zipmail.com.br