ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM BASEADO EM ESTUDO DE CASO.
Ana Paula de Assis Sales da Silva
Trata-se de um relato de experiência, ocorrido durante o ensino - aprendizagem das Teorias de Enfermagem no desenvolvimento da disciplina de Bases Conceituais do Cuidar no 3o semestre do Curso de Enfermagem da Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal no município de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, entre fevereiro e julho de 2004. Para tal, foram entregues a cada grupo de acadêmicos, constituídos de cinco membros, casos hipotéticos, baseados em aspectos clínicos e epidemiológicos da prática assistencial de diversas áreas de atuação profissional. Os casos apresentados foram da área de saúde da mulher com enfoque nos aspectos culturais do processo saúde - doença no contexto da saúde familiar indígena e a teoria proposta para a resolutividade dos problemas apresentados foi a de Madeleine Leininger; O segundo caso proposto foi de um cliente renal crônico e a teoria de enfermagem utilizada foi a de Imogene King; o terceiro caso constituiu-se de um pós-operatório de cliente na terceira idade com complicações por apendicectomia e a teoria proposta foi a de Virginia Henderson. Teve por objetivo aproximar o desenvolvimento do processo de ensino das teorias de enfermagem com a prática assistencial de enfermagem permitindo assim, que os conceitos e pressupostos das mesmas fossem internalizados e apreendidos pelos acadêmicos. Embora os casos apresentados tenham partido de uma realidade ainda não vivenciada por alguns alunos dos grupos, foi possível por meio das discussões e leituras efetuadas para a resolução dos problemas a apreensão dos conceitos e pressupostos da teoria de enfermagem. A técnica de aprendizagem baseada em estudo de caso na disciplina propiciou a elaboração de um exercício pedagógico dinâmico, onde a sistematização da assistência pode ser praticada, mesmo que de uma forma embrionária, levando-se em conta a fase de formação, ou seja, 3o semestre do curso de enfermagem. Entende-se que a utilização das teorias de enfermagem e do processo de enfermagem permite individualizar a assistência prestada, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades do autocuidado da clientela assistida. Compreende-se que as teorias são subsídios importantes na formação acadêmica, pois, permite ao aluno contemplar o ser humano sob um prisma conceitual holístico, fornecendo base para uma prática baseada em evidências cientificas.
Correspondência para: Ana Paula de Assis Sales da Silva, e-mail: lucasss@terra.com.br |